Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Começa, no PR, avaliação de empresas que concorrem ao MPE Brasil Começa, no PR, avaliação de empresas que concorrem ao MPE Brasil

Começa, no PR, avaliação de empresas que concorrem ao MPE Brasil

Tuesday, 04 de October de 2011
Categoria:

Mais de 5 mil empresas se inscreveram no MPE Brasil ? Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, no Paraná. A premiação, que reconhece quesitos, como qualidade e capacidade empreendedora das micro e pequenas empresas, com base no modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), é realizada desde 2004 e já destacou empresas paranaenses no cenário nacional.

Ao todo, o Paraná registrou 5.728 inscrições no MPE Brasil. A região centro-sul, que engloba municípios como Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, registrou 2.091 empresas inscritas. O oeste do Paraná foi a segunda região com maior número de inscrições na edição 2011 da premiação, com 1.692 empresas inscritas. A região sudoeste registrou 708 inscritas, seguida da região noroeste, com 676; e norte com 561 empresas inscritas.

Para validar suas inscrições, os empresários precisaram preencher um questionário de autoavaliação, baseado no Modelo de Excelência da FNQ e que analisa as dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Inovação.

As informações prestadas nos questionários passaram por uma análise de comissão técnica do MPE Brasil, quanto às características de comportamento empreendedor dos empresários, gestão do negócio e resultados financeiros. A documentação da empresa junto aos órgãos competentes também é checada, conforme determina o regulamento. 
 
Do total, cerca de 180 empresas candidatas, definidas após-análise do Comitê Técnico, foram pré-selecionadas, passando para a etapa de elegibilidade, com relação à comprovação de regularidade fiscal e estatutária . Dessas, 22 foram classificadas para receber a visita presencial dos avaliadores voluntários do MPE Brasil, capacitados por instrutores credenciados pela  FNQ, sob coordenação do Movimento Paraná Competitivo (MPC), do Instituto Paranaense de Qualidade e Produtividade (IBQP).

A gestora do MPE, pelo IBQP, Luciana Grandizoli, observa que o processo para selecionar as empresas gera expectativa nos empresários que esperam sagrarem-se como vencedores paranaenses, o que garante, ainda, a participação na etapa nacional da premiação. ?Os avaliadores visitam as empresas não com o intuito de prestar orientação e consultoria, mas vão para validar as informações e as respostas prestadas pelos empresários no questionário de autoavaliação. E nessa troca de informação sempre há aprendizado para o empresário?, avalia.

O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.

No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o IBQP, por meio do MPC, com o patrocínio da Gerdau, FIEP, Copel e Itaipu Binacional,  e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).

Fonte: Assessoria Sebrae/PR