Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Com-Tour/UEL exibe documentário sobre o Ouro Verde

Com-Tour/UEL exibe documentário sobre o Ouro Verde

quinta, 17 de janeiro de 2013
Categoria: noticia

O Cine Com-Tour/UEL exibe até o dia 24 de janeiro deste ano antes do início das sessões de filme o documentário Das cinzas ao renascimento: Ouro Verde. O objetivo é divulgar a história e trajetória do Teatro Ouro Verde que faz parte da memória cultural da cidade de Londrina e região, e foi consumido por um incêndio em 12 de fevereiro de 2012. O vídeo é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, IPAC-LDA, LABTED, com apoio do Museu Histórico de Londrina.

Na versão de 11 minutos do vídeo, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a história do Ouro Verde por meio de fotos, depoimentos e documentos históricos que resgatam a trajetória do teatro. Segundo o diretor do Cine Com Tour/UEL, Carlos Eduardo Lourenço Jorge, a ideia é divulgar para a comunidade londrinense e o público que frequenta semanalmente as sessões do Cine Com-Tour/UEL os fatos que marcaram a existência do teatro. ?Depois da exibição do documentário, logo em seguida é exibido o filme da programação normal?, informa.

O documentário foi produzido pelo professor Jairo Queiroz Pacheco, do Departamento do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), responsável pelo roteiro, edição e direção do vídeo. Já a equipe do Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina (IPAC/Londrina) fez a seleção de imagens, depoimentos e fundamentação histórica. E a produção técnica do vídeo foi realizada pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED).

O Teatro Ouro Verde foi inaugurado em dezembro de 1952, e foi considerado um marco de modernidade para Londrina, pois a cidade vivia uma fase de prosperidade graças ao cultivo do café e o desenvolvimento do comércio. O prédio foi projetado pelos arquitetos João Batista Villanova Artigas e Carlos Castaldi, alcançando ao longo dos anos o status de espaço de todas as artes.

Fonte: Agência UEL