Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CMTU informa como ficam os serviços até sexta-feira

CMTU informa como ficam os serviços até sexta-feira

quarta, 08 de abril de 2020

Atividades estão sendo realizadas desde segunda-feira em todas as regiões da cidade; funcionamento terá mudanças durante o feriado

Foto: CMTU

Indispensáveis no combate ao mosquito da dengue e a outros vetores de doença, os serviços de limpeza pública têm sido realizados sob esquema de segurança durante o período de quarentena em Londrina. As medidas de contenção ao novo coronavírus no trabalho feito nas ruas inclui a lavagem periódica das mãos, a utilização de álcool em gel e a prevenção a aglomerações. As ações integram o protocolo de enfrentamento à doença do Ministério da Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública da cidade.

Foto: CMTU

Com o objetivo de manter em baixa a altura do mato nas áreas públicas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que está desde segunda-feira nas ruas, promove, até a próxima quinta-feira (9), a capina e roçagem de praças, fundos de vale, canteiros e rotatórias na região do Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, na área central. O trabalho contempla também as imediações do jardim Cristal, na zona sul, e avenidas como a Duque de Caxias, Bandeirantes, Inglaterra, Portugal e Albânia.

As ações de recolhimento de entulhos percorrem os bairros São Jorge, Santo André, Barcelona, Chefe Newton e José Giordano na região norte, onde há alguns dias é desenvolvido o mutirão “Unidos Contra a Dengue”. A iniciativa abrange a recuperação de pontos de descarte irregular e a coleta, na modalidade porta a porta, de materiais velhos e sem serventia acumulados nos quintais das residências. Após estes bairros, o mutirão segue para os jardins Piza, Neman Sayun e José Bastos.

O serviço de conservação de lagos e áreas verdes, que envolve a limpeza de espelhos d’água, manutenção de lixeiras, espetagem e corte do mato, atende o Igapó, o Aterro, a Barragem e o Centro Cívico, assim como a praça do Monumento à Bíblia, os lagos Norte e Cabrinha.

Foto: CMTU

As atividades de varrição e lavagem de pisos, por sua vez, ocorrem no quadrilátero central, no Caçadão, Bosque Marechal Cândido Rondon e praças Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Willie Davids, Sete de Setembro, Tomi Nakagawa e Primeiro de Maio.

Feriado – Na Sexta-feira Santa (10), a coleta de lixo domiciliar não irá funcionar. Dessa forma, os bairros que seriam atendidos no feriado voltarão a receber os coletores na próxima segunda-feira (13). Os locais com coleta seis vezes na semana, já no sábado (11).

O recolhimento dos resíduos recicláveis será feito de modo diferenciado de acordo com a cooperativa de catadores responsável por cada área do município. A Coopernorth, Cooperoeste e Eco Recin irão adiantar o recolhimento de sexta para quinta-feira (9), enquanto a Cooper Mudança, que não vai aderir ao feriado, trabalhará normalmente. A Cooper Refum fará a coleta do feriado na segunda (13). Já a Coocepeve e a Cooper Região voltarão a atender na próxima sexta-feira (17). Os moradores que eventualmente não souberem a cooperativa encarregada do seu bairro podem se informar pelo site da CMTU, na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

Devido à Sexta-feira da Paixão, as demais ações de asseio de áreas públicas ficarão suspensas, retomando a normalidade no início da semana que vem. O trabalho de monitoramento e fiscalização do trânsito irá ocorrer em escala reduzida. Além de coibir infrações às normas de circulação, a atuação dos agentes municipais visa ainda evitar aglomerações de pessoas em localidades como o Igapó, Aterro, Zerão e praças.

Foto: CMTU

Já o transporte coletivo, que desde o decreto que restringiu o funcionamento do comércio e da indústria em razão da COVID-19 tem adotado os horários de sábado, operará com as tabelas de domingo e feriado. Informações sobre as áreas de atuação da companhia e os serviços executados podem ser buscadas no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Pedidos e reclamações são registrados pelo e-mail [email protected].

Fonte: N.Com