Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CMTU divulga ?Placar do Trânsito? de abril

CMTU divulga ?Placar do Trânsito? de abril

segunda, 18 de maio de 2015
Categoria: noticia

Para alertar e orientar os motoristas, serão instaladas placas com indicação de nível de risco de acidentes em vias de periculosidade.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou no último dia 11 o “Placar do Trânsito” de 2015 com números atualizados até abril. De acordo com o levantamento, a quantidade de ocorrências registradas no último mês diminuiu em relação a março. Porém, o número de óbitos, principalmente envolvendo atropelamentos de idosos, aumentou.
Em 2015, até o momento, foram contabilizadas 1.128 ocorrências, número reduzido em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 1.273 ocorrências. O levantamento aponta, até agora, 33 óbitos, sendo 11 por atropelamento. O mapa dos acidentes de trânsito em Londrina pode ser acessado no online.

Em alerta no mês do “Maio Amarelo”, a CMTU irá instalar placas que sinalizam vias de periculosidade alta e moderada para o risco de acidentes. As placas de risco moderado terão a cor amarela e as placas de risco alto serão vermelhas. Elas trarão um desenho personalizado com a frase “Não Vire Estatística”. A previsão é de que a instalação das primeiras placas aconteça até o final desta semana na Avenida Dez de Dezembro com Leste Oeste e na Avenida Rio Branco com a Avenida Brasília. Outras vias como Avenida Duque de Caxias, Avenida Saul Elkind, Avenida Winston Churchill, dentre outras, também serão contempladas. A lista completa será divulgada nos próximos dias.

Em atenção ao público idoso, a CMTU está programando uma ação focada na travessia segura. A ideia é fiscalizar o pedestre em alguns pontos considerados críticos, “apitando” e orientando sobre a importância do respeito à sinalização. A ação também fará parte das comemorações do Maio Amarelo e serão detalhadas no material a ser enviado ainda nesta semana. Para o diretor de trânsito, Hemerson Pacheco, a desatenção,  a travessia com o sinal fechado para o pedestre e a travessia em local inadequado – fora da faixa, por exemplo – ainda são comportamentos preocupantes que podem gerar acidentes, muitas vezes fatais.  

Autuações – Sobre as principais autuações, o uso do celular ao volante continua entre os primeiros no ranking. Foram 2.806 em abril (em março foram 2.106 autuações pelo mesmo motivo). Dirigir sem o cinto de segurança ainda lidera as multas, com 2.951 autuações (no mês de março foram 2.233).

Divulgação