Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CMTU divulga ?Placar do Trânsito? de abril CMTU divulga ?Placar do Trânsito? de abril

CMTU divulga ?Placar do Trânsito? de abril

Monday, 18 de May de 2015
Categoria:

Para alertar e orientar os motoristas, serão instaladas placas com indicação de nível de risco de acidentes em vias de periculosidade.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou no último dia 11 o “Placar do Trânsito” de 2015 com números atualizados até abril. De acordo com o levantamento, a quantidade de ocorrências registradas no último mês diminuiu em relação a março. Porém, o número de óbitos, principalmente envolvendo atropelamentos de idosos, aumentou.
Em 2015, até o momento, foram contabilizadas 1.128 ocorrências, número reduzido em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 1.273 ocorrências. O levantamento aponta, até agora, 33 óbitos, sendo 11 por atropelamento. O mapa dos acidentes de trânsito em Londrina pode ser acessado no online.

Em alerta no mês do “Maio Amarelo”, a CMTU irá instalar placas que sinalizam vias de periculosidade alta e moderada para o risco de acidentes. As placas de risco moderado terão a cor amarela e as placas de risco alto serão vermelhas. Elas trarão um desenho personalizado com a frase “Não Vire Estatística”. A previsão é de que a instalação das primeiras placas aconteça até o final desta semana na Avenida Dez de Dezembro com Leste Oeste e na Avenida Rio Branco com a Avenida Brasília. Outras vias como Avenida Duque de Caxias, Avenida Saul Elkind, Avenida Winston Churchill, dentre outras, também serão contempladas. A lista completa será divulgada nos próximos dias.

Em atenção ao público idoso, a CMTU está programando uma ação focada na travessia segura. A ideia é fiscalizar o pedestre em alguns pontos considerados críticos, “apitando” e orientando sobre a importância do respeito à sinalização. A ação também fará parte das comemorações do Maio Amarelo e serão detalhadas no material a ser enviado ainda nesta semana. Para o diretor de trânsito, Hemerson Pacheco, a desatenção,  a travessia com o sinal fechado para o pedestre e a travessia em local inadequado – fora da faixa, por exemplo – ainda são comportamentos preocupantes que podem gerar acidentes, muitas vezes fatais.  

Autuações – Sobre as principais autuações, o uso do celular ao volante continua entre os primeiros no ranking. Foram 2.806 em abril (em março foram 2.106 autuações pelo mesmo motivo). Dirigir sem o cinto de segurança ainda lidera as multas, com 2.951 autuações (no mês de março foram 2.233).

Divulgação