Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CMTU divulga balanço das atividades de limpeza em 2021

CMTU divulga balanço das atividades de limpeza em 2021

terça, 28 de dezembro de 2021

Além do aspecto visual, que evidencia uma cidade bem-cuidada, ações contribuíram para a manutenção da saúde pública

Foto: CMTU/Divulgação

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelos serviços de limpeza e conservação da cidade, divulgou o balanço, nesta terça-feira (28), das atividades realizadas ao longo de 2021. As ações, que contemplaram a área central, os bairros e os distritos rurais, foram desenvolvidas por equipes próprias e terceirizadas. Além da programação original elaborada pelos fiscais de contrato, as melhorias foram orientadas por solicitações da população.

Foto: CMTU/Divulgação

Segundo o levantamento, o trabalho de capina e roçagem ultrapassou a marca de 31,6 milhões de metros quadrados atendidos nos lotes 1 e 2. Entre as áreas incluídas no mapa estão praças, fundos de vale, rotatórias, canteiros e laterais de vias, espaços de lazer e terrenos pertencentes ao Município.

O serviço de varrição, que limpa calçadas e sarjetas nas vias mais movimentadas de Londrina, atingiu 22,6 milhões de metros lineares percorridos. Enquanto isso, a lavagem de pisos – iniciativa que visa amenizar a sujeira e o odor causados pelos pombos – bateu os 8,9 milhões de metros higienizados, principalmente no Bosque Marechal Cândido Rondon, na Praça da Bandeira e nas avenidas Rio de Janeiro e São Paulo.

Lançadas em abril de 2019, as atividades de limpeza de bueiros e desobstrução de galerias pluviais chegaram às 5.426 unidades atendidas e mais 121.605 metros lineares de tubulações desentupidas. Já os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Vista Bela e Nova Conquista receberam, juntos, 5.315 m³ de entulhos, galhos, móveis em madeira e outros descartes.

A coleta do lixo, que faz o recolhimento do rejeito e materiais orgânicos, retirou dos domicílios e enviou à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), no distrito de Maravilha, cerca de 125.945 toneladas de materiais. Já a coleta seletiva, operada pelas cooperativas de catadores, devolveu à cadeia produtiva mais de 8.810 toneladas de recicláveis.

No decorrer de 2021, 18.568 árvores foram podadas pela CMTU e 5.362 caminhões de detritos foram retirados dos atuais 150 pontos de descarte irregular espalhados pela cidade. Um trabalho que repetidamente mobiliza recursos públicos para a remoção de resíduos de particulares, como frisou o diretor de Operações da Companhia, Álvaro do Nascimento, fazendo referência aos locais que recebem limpeza e, dias depois, voltam a ser sujos pela população.

Foto: CMTU/Divulgação

A limpeza dos lagos resultou em 1.300.000 metros quadrados mensais de roçagem, mais a limpeza da superfície aquática, nos lagos Igapó (do I ao IV), Aterro, Centro Cívico, Zerão, Cabrinha, Lago Norte e no Córrego Água Fresca.

Nascimento destacou que, junto com a prática do despejo clandestino de resíduos, o problema do mato alto em terrenos particulares também é um dos principais desafios do Município na área de limpeza pública. “Muitas pessoas sabem que o hábito de jogar lixo é proibido, têm ciência de onde ficam os PEVs e, ainda assim, insistem nesse comportamento. Outras abandonam seus lotes e prejudicam a vizinhança do entorno, transferindo a responsabilidade do cuidado para o poder público”, observou.

Perspectivas – Para 2022, a expectativa da CMTU no cuidado com os espaços públicos é avançar em áreas importantes, que impactam diretamente a vida do londrinense. A nova licitação para a coleta do lixo, que está em fase de cotação de preços, é uma delas. O objetivo é melhorar a prestação do serviço sem aumento de custos ao contribuinte.

Outra iniciativa programada, cujos encaminhamentos estão na etapa de elaboração do termo de referência, é a instalação de um novo PEV na zona norte, na região dos bairros Farid Libos e Moema. “Será um espaço extra para a destinação correta dos detritos, visando estimular ainda mais o descarte consciente, comprometido com o asseio do município e a saúde pública”, afirmou o diretor de Operações.

Nascimento informou, ainda, o desejo da companhia em ampliar o ajardinamento de rotatórias. A atividade, que já embeleza 25 pontos nas mais diversas localidades, está prestes a implantar projeto paisagístico em novas áreas. Entre elas, estão o cruzamento da rodovia Carlos João Strass com a avenida Sylvio Barros, o da Winston Churchill com avenida dos Amigos, além da interseção das avenidas dos Pioneiros e das Laranjeiras.

O diretor salientou que os canais de comunicação da CMTU estão abertos aos moradores para o recebimento de solicitações, queixas e denúncias. Pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br, é possível fazer o registro de demandas relacionadas à limpeza urbana. O telefone (43) 3379-7900 também está disponível para a mesma finalidade. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: N.Com