Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

CMTU divulga atuação durante a 57ª ExpoLondrina

quinta, 30 de março de 2017

Além de colocar ônibus extras em direção ao Parque Ney Braga, Companhia vai trabalhar na fiscalização do trânsito e do comércio ambulante nos arredores da feira

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia nesta quinta-feira (30) uma operação especial de atuação durante a 57ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo). Como já ocorre em todos os anos, até o término do evento, no próximo dia 9, a companhia irá disponibilizar uma linha de ônibus exclusiva àqueles que forem à feira utilizando o transporte coletivo. A ação envolve também a fiscalização e orientação do trânsito, bem como o controle do comércio ambulante. Além disso, a companhia vai contar com um módulo operacional localizado próximo à entrada principal do Parque Ney Braga. A estrutura vai atender a comunidade e servirá como base de apoio aos servidores envolvidos nos trabalhos.

Antes da operação, a diretoria de Trânsito da CMTU realizou a revitalização da sinalização vertical e horizontal no entorno do Parque. As ruas ganharam travessia de pedestre, faixas amarelas de proibição de estacionamento e parada, vagas de estacionamento, legendas de parada obrigatória, setas de indicação de direção, além de faixas de divisão de pista.

Transporte

Para os usuários do transporte coletivo, a CMTU colocará ônibus comuns e veículos do Superbus com destino à ExpoLondrina. De segunda a sexta-feira, os coletivos terão saídas do Terminal Central (TC) a cada 10 minutos ou conforme a demanda. Aos sábados e domingos, o intervalo será a cada 15 minutos. As viagens de retorno ao centro devem ocorrer de acordo com o volume de passageiros, já que os veículos ficarão estacionados na entrada do parque à espera dos usuários. Para facilitar a vida de quem for assistir aos shows e rodeios, o serviço estará disponível inclusive até o fim das atividades noturnas no Ney Braga.

Fiscalização de ambulantes

Para coibir o comércio ilegal de produtos sem autorização no entorno da Expo, a companhia confeccionou e instalou 9 placas com avisos sobre a proibição da atividade. Baseadas no artigo 7º, parágrafo 4º, da lei municipal 11.468/2011 (Código de Posturas do Município), as mensagens alertam que é proibida a venda ambulante no local. Para o controle de vendedores ilegais, a CMTU atuará em parceria com a Guarda Municipal (GM) e, se necessário, com a Polícia Militar (PM).

A princípio, o comerciante flagrado vendendo produtos nas entradas da feira será convidado a deixar o espaço. Em caso de reincidência e não atendimento à determinação dos fiscais, ele poderá ser multado e ter sua mercadoria apreendida, conforme prevê a legislação municipal.

CMTU divulga atuação durante a 57ª ExpoLondrina - LondrinaTur

Trânsito

Durante os dias de evento, agentes municipais da CMTU vão atuar no monitoramento e na fiscalização do trânsito no entorno do Parque Ney Braga, com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez nas vias ao redor da Exposição. A atuação terá início a partir das 18h nos dias úteis e aos sábados. Nos domingos, os trabalhos começarão às 11h. O trabalho de fiscalização no trânsito ainda conta com a atuação da Polícia Rodoviária Estadual na PR-445 e da Polícia Rodoviária Federal na BR-369.

Os condutores que visitarem a feira devem ficar atentos à sinalização. Quem estiver seguindo pela avenida Tiradentes, do centro para a Exposição, deverá virar à esquerda no semáforo em frente à Cacique Solúvel, acessando a avenida Esperanto ou ir até o trevo da PR-445 com a BR-369.  No cruzamento com a rua Osvaldo Aranha, o motorista terá de converter à direita para, então, percorrer a rua Prata em direção ao estacionamento oficial do evento. Para quem vier no sentido Cambé – Londrina, o caminho até o local se dará pela marginal da BR-369. Já para quem quiser acessar o espaço pelos fundos, o percurso mais adequado é vir da PR-445 pela Rua Deputado Ardinal Ribas, acessando a Rua do Alumínio e a rua do Aço.

Dicas

Para evitar transtornos e aborrecimentos, a CMTU orienta que os visitantes cheguem com antecedência ao parque evitando horários muito próximos dos shows e rodeios. A atuação da companhia vai começar sempre no período da manhã, com patrulhamentos e rondas pontuais, e o trabalho será intensificado a partir da tarde, período em que a movimentação deve intensificar.

A CMTU ressalta a importância de que os pedestres atravessem a BR-369 em segurança, utilizando apenas a passarela em frente à entrada principal. Os visitantes que desejarem atendimento da companhia poderão buscar a base de apoio situada próximo às bilheterias do Parque na entrada principal.

Fonte: Divulgação