Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Circuito de poemas leva mostra de autores portugueses à escola municipal

Circuito de poemas leva mostra de autores portugueses à escola municipal

Friday, 12 de April de 2019

Iniciativa é do projeto Batuque na Caixa, que promove oficinas culturais com alunos da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra

Circuito de poemas leva mostra de autores portugueses à escola municipal

A Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra irá sediar, a partir desta segunda-feira (15), uma exposição de poemas organizada pelo projeto cultural Batuque na Caixa. A mostra inaugura o circuito de poemas do projeto, e irá homenagear cerca de 10 autores portugueses, dentre eles, Joaquim Morgado, Rui Dias Simão, José Vaz de Machado, Marta Rego, José Bivar e Josefa de Lima. Quem quiser conferir a exposição, que irá percorrer outros locais de Londrina, pode visitar a escola, situada na Rua Maria Abucarub Antoun, 87, Conjunto Alexandre Urbanas.

Desde o início deste ano, o Batuque na Caixa promove oficinas na Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra. Os encontros com alunos da ocorrem às segundas, pela manhã, e nas quintas-feiras, à tarde. Segundo a diretora da unidade, Osvaldineia Nascimento Santos Barreto, 125 alunos da escola participam do Batuque na Caixa. “Mas, já estamos com lista de espera, porque temos 419 estudantes matriculados e a maioria quer participar. E como atrelamos a frequência e o bom comportamento ao projeto, acaba contribuindo com a assiduidade deles e desempenho em sala de aula”, comentou.

Com oficinas de música, literatura e teatro, e ilustração, o projeto desenvolve temas relacionados à cultura brasileira. O coordenador Aldo Moraes explicou que os poetas que integram esta primeira exposição fizeram uma homenagem, em janeiro, ao projeto cultural e aos autores londrinenses do circuito 2018. “Por isso, nossas duas primeiras exposições serão dedicadas a poetas portugueses. A expectativa é que a mostra permaneça cerca de 10 dias em cada espaço. Depois retomaremos os poetas londrinenses, participando em vários eventos e locais, dentre eles o Londrix”, contou.

Além da Escola Municipal Maria Shirley, o projeto atende alunos de turmas em período integral do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, na Rua Niterói, 98, centro. Lá, o circuito de poemas terá início na próxima quinta-feira (18).

Os integrantes do projeto cultural estão organizando uma agenda comemorativa pelos 20 anos de atividades do Batuque na Caixa. “Estamos definindo uma programação especial, para ser realizada em 2019 e 2020. Até o momento, confirmamos o relançamento do CD, e um lançamento de livro sobre a nossa história. Também fomos convidados para uma pequena turnê na Europa”, adiantou Moraes.

Fonte: N.Com