Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Choro bem sentido e MPB ganham espaço no 31ºFML

Choro bem sentido e MPB ganham espaço no 31ºFML

quarta, 20 de julho de 2011
Categoria: noticia

O choro não poderia faltar na grade artística do 31º Festival de Música de Londrina. Para reverenciar o gênero genuinamente brasileiro haverá uma apresentação nesta quarta-feira (dia 20), às 20h30, no palco do Teatro Ouro Verde com um quarteto de professores de expressão nacional: Andrea Ernest (flauta transversal), Julião Boêmio (cavaquinho), Celsinho Silva (percussão) e Rogério Caetano (violão de sete cordas).

Na segunda parte do espetáculo clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) ganham arranjos especiais  para o grupo instrumental  formado por professores do 31º Festival de Música de Londrina (FML).

Choro

Apesar de se conhecerem mutuamente, essa será a primeira vez que os chorões se reúnem numa roda, que promete não deixar o público de braços cruzados. ?O Choro representa a alma do brasileiro. Quem ouve não consegue ficar parado?, atesta Rogério Caetano. ?Vamos tocar um repertório menos usual nas rodas para mostrar nossas preferências e também divulgar nossas produções?, complementa Andrea Ernest.

O repertório contempla peças como ?Sonhando (Caximbinho), ?Inesquecível? (Paulinho da Viola), ?Sofres Porque Queres? (Pixinguinha) e ?Eterna Saudade? (Anacleto de Medeiros), extraídas do CD ?Choros Amorosos?, de Andrea Ernest, lançado no ano passado; ?Samba em Prelúdio? (Baden Powell ? Vinicius de Moraes) e ?Dono das Calçadas? (Nelson Cavaquinho), ambas registradas por Rogério Caetano no álbum homônimo, em 2009; e ?Choro pro Valdir? (Paulinho da Viola), do CD ?Feijão no Dente?, de Julião Boêmio, que interpretará também a autoral ?Bituquinha?.

MPB

O guitarrista João Castilho, que dá aula do instrumento dentro da programação pedagógica do Festival, estará acompanhado pelos professores e instrumentistas, Itamar Collaço, no contrabaixo acústico, Marcelo Martins, no saxofone, Rafael dos Santos, no piano,  e pelo baterista londrinense Vinicius Lordelo.

O repertório é recheado de standarts da MPB escolhidas para agradar o público. ?São músicas que todos já ouviram, conhecem?, garante o guitarrista João Castilho.No set list do grupo músicas como ?Meditação?, de Tom Jobim e Newton Mendonça, ?Rio?, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e ?Orgulho de um Bom Sambista?, de Gilson de Souza, gravada por Jair Rodrigues.

Apesar de o show ser de MPB, o grupo também selecionou dois clássicos do Jazz norte-americano: ?Caravan?, de Duke Ellington e ?Well, You Needn´t?, de Thelonious Monk. ?Mas estas músicas ganharam arranjo de samba?, comenta Castilho.

O guitarrista carioca, de 40 anos, que começou a tocar violão e cavaquinho aos 18 anos.  Nestes 32 anos de carreira, ele já tocou com muitas estrelas da MPB, como Djavan, Maria Bethania, Ed Motta, Sandra de Sá entre outros nomes.  Mas além de acompanhar cantores, Castilho também integra um grupo instrumental no Rio de Janeiro, chamado ?Foco?, do qual também faz parte o professor do FML e saxofonista, Marcelo Martins.  O grupo já tem dois CDs  lançados. ?Estamos finalizando o terceiro?, avisa.

Fonte: Assessoria FML

Mais detalhes:

?Grupo de Choro e MPB? Local: Teatro Ouro Verde ? Rua Maranhão ,85 Dia: 20 de julho ? quarta-feira Horário: 10h30 Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia) Compras nas bilheterias do Ouro Verde das 9 às 20 horas