Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Cervejarias artesanais se unem para driblar a crise

segunda, 20 de julho de 2020

Empresários londrinenses acreditaram na força do associativismo e estão alavancando vendas

 

Em tempos de pandemia, o ditado popular “a união faz a força” se confirma. Três cervejarias artesanais londrinenses se uniram para driblar a economia, se manter no mercado e atender ao cliente. Uma receita antiga, o associativismo, está mostrando para as empresas Geada Negra, Morcelli e Von Borstel que a concorrência é salutar, mas que diante do novo perfil econômico criar instrumentos que alavanquem as vendas e gere competitividade é fundamental.

Dentro deste quadro, as três concorrentes se uniram e criaram a “Quinta do Growler”, em que o cliente no sistema drive thru, passa e pega o chope das três marcas em um mesmo local, direto de uma das fábricas em Cambé, na PR 445, logo depois da UEL (Rua Nilo Peçanha, 101). A “Quinta do Growler” acontece sempre às quintas-feiras, das 16h às 20h e deu tão certo que foi a primeira de uma série de ações conjuntas que os empresários das cervejarias já começam a realizar.

A segunda ação já foi colocada em prática. É o “Juntos no Delivery do Chope” em que pelo aplicativo goomer-go são feitos pedidos dos produtos das cervejarias, que até já desenvolveram um cardápio comum chegando a unificar os preços das variedades de cervejas. Nenhuma destas empresas – Geada Negra, Morcelli e Von Borstel – tem menos que cinco anos no mercado regional londrinense, gerando emprego e renda. Mas diante do atual cenário nada promissor da cerveja artesanal, como mostra pesquisa recente da Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA), a estratégia da união das concorrentes valeu como alternativa futura.

Os números

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre 2015 e 2017, o número de cervejarias artesanais cresceu 91% no Brasil, sendo que o Paraná ocupa o quinto lugar entre os estados que mais possuem cervejarias artesanais. Em 2019 número de cervejarias artesanais no Estado chegou a 131 empresas registradas, um crescimento de 38%. A pesquisa da PROCERVA – realizada em maio último – traz que antes de 2020, mais de 50% destas empresas tinham gestão, investimento e crescimento. Em 2020, com a pandemia este quadro mudou e 72% das cervejarias do Estado tiveram queda de 80% no faturamento e 53 % delas demitiram funcionários e 51% delas consideram fechar caso a realidade não mude.

As cervejarias

Não é possível entender a história contemporânea deste Estado sem passar pelos impactos provocados pela “geada negra” (1975). Tal fenômeno obrigou o paranaense a se reinventar e achar alternativas para seguir em frente. Voltada para o mercado da cerveja artesanal desde 2016, a Cervejaria GEADA NEGRA vem homenagear através de suas receitas, a grandeza do regionalismo brasileiro e as histórias de luta e superação carregadas por nossas famílias em cada canto de nosso país.

Juliano Morcelli sempre foi um apreciador de cerveja. Tanto que, em meados de 2011, começou a produzir para consumo próprio como lazer. Em 2012, seu pai, Valdir, como um bom adepto da bebida e percebendo a dedicação do filho, sugeriu que comercializassem. Naquele mesmo ano a ideia saiu do papel e fundaram a MORCELLI Cervejaria. Juntou-se a eles outro filho, Tiago, e com essa convergência de paixões dos três, hoje a Morcelli possui quatro rótulos de cerveja em garrafa, cinco tipos de chopes, além de projetos para mais um rótulo até o final deste ano.

A marca VON BORSTEL foi criada em 2014 em um momento de efervescência do artesanato cervejeiro no Brasil. Unidos pela paixão por cervejas, Marcus von Borstel e Fernando von Borstel, pai e filho, iniciaram a produção de cervejas artesanais que carregam a tradição da escola europeia, que explora com perfeccionismo as características do malte. Desde então, a dupla tem se dedicado ao estudo do rico universo de produção artesanal, avaliando ingredientes e aprimorando diariamente o processo de produção da cervejaria, com o objetivo de criar blends autênticos, que proporcionam uma experiência de degustação ímpar. Na trajetória a cervejaria já recebeu quatro prêmios nacionais e dois internacionais.

Fonte: Alea Comunicação