Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cervejaria familiar londrinense ganha prêmio internacional

Cervejaria familiar londrinense ganha prêmio internacional

quinta, 01 de junho de 2017

Cerveja Kaffee Bier, da von Borstel, recebe Medalha de Ouro no South Beer Cup 2017, realizado em Mar del Plata no final de semana

Cervejaria familiar londrinense ganha prêmio internacional - LondrinaTur

A cerveja Kaffee Bier, produzida pela cervejaria familiar londrinense von Borstel, recebeu Medalha de Ouro no South Beer Cup, conhecido a “Copa Libertadores” da Cerveja Especial, uma competição que reúne cerca de 180 cervejarias artesanais de diversos países sul americanos como Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia Colômbia e República Dominicana.

A competição avalia as cervejas de acordo com o estilo. Em 2017 foram mais de 50 estilos diferentes de cerveja. A Cervejaria von Borstel, de Londrina, se destacou com a cerveja no estilo Coffee/Chocolate com a Kaffee Bier von Borstel que leva em sua fórmula o café da região norte pioneira do Paraná. O produto conquistou a Medalha de Ouro, sendo considerado pelo South Beer Cup como "a cerveja que melhor exemplifica o estilo, que possui os atributos de aparência, sabor, aroma e equilíbrio impecáveis e sem defeitos."

A Kaffee Bier von Borstel foi apontada como uma das criativas experiências no estilo. Segundo Marcus von Borstel, sócio fundador da cervejaria, tudo começou com a ideia de valorizar as conquistas que Londrina já possuiu com o café. “Como somos nativos daqui nada melhor do que valorizar o que vem da nossa terra. Vale lembrar que Londrina é a capital mundial do café”, afirmou.

A Kaffee Bier começou a ser planejada em 2015 com o objetivo de ser uma cerveja extremamente diferenciada, que valorizasse o que as regiões cafeeiras produzem de melhor com o que há de melhor na cerveja especial. “Unimos dois prazeres brasileiros, a cerveja e o café”, complementa Marcus. Os primeiros testes foram feitos no Senai Vassouras/RJ. Já a conquista do edital do Sebratec, pelo Sebrae/PR, proporcionou 10 meses de testes para formulação da receita ideal com adição do café especial da Rota do Café.

Cervejaria familiar londrinense ganha prêmio internacional - LondrinaTur

A busca pelo café ideal foi o mais difícil de todo o processo. “Existem tantas variedades, tantos métodos de produção, tantos 'terroir' que envolvem o sabor do café, que encontrar o sabor que harmonize com a cerveja base é algo que demandou paciência e experimentação. Não foi à toa que testamos mais de quatro variedades de café com moagens e torras diferentes, para então definir aquela que melhor ressaltasse seus sabores e aromas”, conta Fernando von Borstel, outro sócio fundador. O café considerado o ideal para a cerveja foi a variedade Catuaí Vermelho, encontrado em Santa Mariana, na Fazenda Palmeira, pertencente a Rota do Café.

O próximo passo foi entender como fazer a infusão do café na cerveja. “Entramos em contato com o processo de infusão a frio de café. O tempo de contato, a temperatura e, principalmente, o resultado, nos chamaram a atenção. Dessa forma, conseguimos utilizar o café durante o processo de maturação sem ter que criar a bebida antes da infusão sobre a cerveja, e extrair as melhores qualidades aromáticas e gustativas do café, com o mínimo de amargor”, salienta Fernando.

A Kaffee Bier von Borstel ainda ganhou uma garrafa especial desenvolvida pela Owens Illinois – maior fabricante de embalagens de vidro do mundo. O modelo Thick Neck tem 300 ml e diâmetro de pescoço maior do que as convencionais. Já o rótulo traduz a arte do café, mostrando o ramo de café num quadro com moldura de ouro.

Fonte: Divulgação