Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cerveja como hobbie: saiba como extrair o melhor da bebida Cerveja como hobbie: saiba como extrair o melhor da bebida

Cerveja como hobbie: saiba como extrair o melhor da bebida

Friday, 19 de March de 2021
Categoria:

Se você ainda não sabe como armazenar sua cerveja e como harmonizar melhor com outros alimentos, siga nossas dicas

Ao contrário do que muitos pensam, não é só o vinho que pode ser harmonizado e precisa de cuidados na hora do armazenamento. As cervejas, principalmente as artesanais, possuem características como o amargor do lúpulo, que se torna um estimulante do apetite e ajuda a reduzir o nível de gordura da boca entre as garfadas.

A harmonização entre a cartela de bebidas e o cardápio é essencial para estimular o paladar e enaltecer o sabor dos alimentos, fazendo com que a refeição seja mais prazerosa. O passo principal para a harmonização ideal é combinar cervejas leves com comidas leves e cervejas encorpadas e intensas com alimentos mais pesados.

Se você gosta de pimenta, combine com uma cerveja amarga e lupulada. Contudo, uma boa harmonização depende de como a cerveja foi armazenada e se suas propriedades foram mantidas.

Siga nossa lista de dicas e entenda como manter sua cerveja saborosa por mais tempo.

Dicas para conservar sua cerveja 

Para preservar a qualidade e as características da cerveja, a maneira que ela é conservada faz muita diferença. Temperatura, exposição à luz e outros detalhes que, às vezes, você não imagina pode afetar o sabor e a textura do líquido, comprometendo também sua experiência como degustador.

A cerveja não precisa de um ambiente climatizado com ar-condicionado potente se ela não for consumida imediatamente, como o vinho. Apenas manter longe de umidade, incidência solar e altas temperaturas é o suficiente. Pode ficar no armário junto com outros mantimentos.

A iluminação artificial também pode modificar suas propriedades, fazendo com que reações químicas aconteçam, liberando radicais livres que afetam o sabor da bebida. Outros problemas como oxidação e envelhecimento da cerveja acontecem por conta da exposição à iluminação por longos períodos de tempo.

Quando se trata da posição da garrafa, ela deve sempre ser guardada de pé, na posição vertical, evitando contato com o ar na parte de cima da garrafa, que também faz com que o líquido oxide mais rapidamente.

É importante salientar que, com o passar do tempo, as cervejas vão sofrer alterações. Em algumas, o lúpulo e o amargor tendem a diminuir, e outras podem melhorar com o tempo se o armazenamento for feito de forma correta. E lembre-se: quando for gelar uma cerveja, faça sempre na geladeira, respeitando as instruções do rótulo, e nunca em um congelador.

Divulgação