Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Centros de Convivência oferecem o curso ‘Idoso Conectado’

Centros de Convivência oferecem o curso ‘Idoso Conectado’

terça, 18 de julho de 2017

Durante as aulas, pessoas acima de 60 anos aprenderão mais sobre o uso de celular e dos aplicativos disponíveis no mercado

A Secretaria Municipal do Idoso, por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste e Leste (CCI Oeste e Leste), está ofertando o curso “Idoso Conectado”, que auxiliará as pessoas acima de 60 anos com o uso de celulares e seus aplicativos.

As aulas terão início na próxima quarta-feira (19), às 14 horas, na sede do CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. As aulas serão sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h. Os interessados podem se inscrever por meio do telefone (43) 3375-0334 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do centro de convivência. As linhas de ônibus 308 ou 314 passam pelo local.

No CCI Leste, o curso será nas quintas-feiras, das 14h às 16h, na sede do centro que fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz. A linha de ônibus 112 – Alexandre Urbanas passa pelo local. Os interessados podem sanar dúvidas pelo (43) 3375-0307. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos. Inicialmente, os CCIs estão disponibilizando 30 vagas ao todo. Em cada local, serão 15. Como a procura está grande, haverá lista de espera nos dois locais. A oficina inteira contará com cinco encontros.

O ministrante das aulas será o gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão. Segundo ele, os participantes poderão trazer suas demandas e dúvidas e serão ajudados por meio do direcionamento do conhecimento. “O curso é uma oportunidade para que os alunos apresentem suas dúvidas e encontrem as informações úteis às tarefas do dia a dia como, por exemplo, formas de obter mais detalhes sobre seus direitos, serviços disponíveis na rede pública municipal e atividades de lazer”, explicou.

O objetivo é que os idosos tenham mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado, mantendo-os incluídos digital e socialmente, além de dar mais autonomia e acesso à informação. Para isso, será apresentada a possibilidade de aplicativos como o Estatuto do Idoso, a cartilha antiquedas, jogos que previnem doenças degenerativas e problemas de memória, serviços municipais que estão disponíveis pela internet e outras ferramentas.

Na primeira turma desta oficina o balanço foi bastante positivo, segundo Brandão. “No primeiro curso, tínhamos idosos que não sabiam fazer ligações telefônicas ou acrescentar números na agenda dos aparelhos. Muitos têm medo de clicarem no botão errado e acabarem desconfigurando alguma coisa. Por isso, a oficina é importante, pois é o momento deles usarem na prática os celulares e interagirem com grupos de conversa e aprenderem a acessarem redes sociais, aplicativos e sites que os ajudem nas tarefas do dia a dia”, explicou.

De acordo com a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, a iniciativa ajuda a fomentar a interação das pessoas acima de 60 anos, por meio de atividades que os mantenham ativos e com maior qualidade de vida. “Desde o início da gestão do Marcelo Belinati, estamos investindo em ações que venham ao encontro com as necessidades e demandas dos idosos, no sentido de ampliarmos os serviços e darmos aqueles que esse público espera e quer participar e receber. Por isso todas nossas atividades estão com lista de espera”, destacou.

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa apresentam uma programação repleta de atividades, que incluem dança, oficinas para a memória, artesanato, palestras educativas, exercícios físicos, oficinas de qualidade de vida e cidadania, educação financeira e de saúde, tardes festivas, e reuniões com grupos de idosos e coordenadores.

As entidades e profissionais que desejarem auxiliar os CCIs de Londrina ministrando cursos e atividades podem fazê-lo por meio de parcerias. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o gerente de Articulação Comunitária, Cleir Brandão, através dos telefones dos CCIs. O contato do CCI Oeste é (43) 3375-0334 e do CCI Leste é (43) 3375-0307.

Atualmente, entidades como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Unifil, a Unimed, e outros profissionais são voluntariados.

Fonte: N.Com