Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Novo Centro Esportivo será inaugurado no Conjunto Cafezal Novo Centro Esportivo será inaugurado no Conjunto Cafezal

Novo Centro Esportivo será inaugurado no Conjunto Cafezal

Thursday, 17 de October de 2019

A Prefeitura de Londrina irá inaugurar, nesta quinta-feira (17), às 9 horas, o Centro Esportivo do Conjunto Cafezal. Localizado na Avenida Presidente Abraham Lincoln, próximo à rotatória da Avenida Chepli Tanus Daher, o local agora conta com campo de grama sintética, incluindo alambrado e arquibancada, contêiner para armazenar os materiais esportivos e uma pista de skate.

Foto: Sercomtel

A área foi completamente revitalizada, com limpeza, plantio de árvores e instalação de 13 novas luminárias LED no entorno. A nova iluminação representa uma melhoria significativa, que deixará o local ainda mais claro e com uma tecnologia moderna. Para garantir o acesso até a arena esportiva, foi construída escada e rampa. Houve ainda a pintura do meio-fio, instalação de lixeiras e de um guarda-corpo, para trazer ainda mais segurança no local. Os trabalhos foram realizados pelas secretarias municipais do Ambiente, Obras e Pavimentação, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e Sercomtel Iluminação.

A arena esportiva foi instalada mediante parceria da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná (SEET), dentro do projeto Arenas Multiuso. O equipamento público é composto por campo de grama sintética, com medida de 42 por 22 metros, arquibancada, alambrados e contêiner para guardar materiais, mais a pista de skate.

O presidente da FEL, Fernando Madureira, destacou que a área onde foi instalado o Centro Esportivo do Conjunto Cafezal não possuía nenhuma estrutura prévia. “Foi um trabalho do zero, que envolveu várias secretarias, para limpeza, arborização e instalação da arena esportiva. Este é o primeiro centro esportivo da região sul, instalado pelo prefeito Marcelo Belinati, e com certeza trará um impacto muito positivo, tirando as crianças da ociosidade, e oferecendo um local de lazer para as famílias desfrutarem”, afirmou.

Foto: CMTU

Madureira citou ainda que a FEL, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, está planejando várias atividades para serem realizadas em breve, com as escolas, no Centro Esportivo. “É um espaço de alta qualidade, com bons materiais e iluminação nova, trazendo mais segurança para os moradores. O Cafezal há muitos anos não recebia uma estrutura como essa, e nossa intenção é promover pequenos eventos esportivos, em parceria com a Educação, envolvendo unidades escolares da região”, adiantou.

Melhorias – Recentemente, o Conjunto Cafezal recebeu o mutirão Cuidando da Cidade, com execução de diversos serviços da Prefeitura. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação fizeram recapeamento, reperfilamento e micropavimentação asfáltica, Operação Tapa-Buracos, concretagem de meio-fio e reposição de tampa dos bueiros. Durante o mutirão, a pedido da Prefeitura, a Sercomtel Iluminação instalou 538 luminárias de LED, totalizando em investimentos mais de R$ 1,2 milhão, incluindo material e serviços de execução.

A CMTU fez a revitalização completa de sete praças do Cafezal, incluindo instalação de novo mobiliário. Foi feita a limpeza de 935 bueiros e desobstrução de 11.844 metros de galerias pluviais subterrâneas. Nos fundos de vale do bairro, houve remoção de detritos e a colocação de placas de alerta sobre a proibição de sujar.

A companhia também refez a sinalização de várias vias da localidade, mais a implantação de uma placa de boas-vindas ao bairro. E na praça próxima ao novo Centro Esportivo do Cafezal, foi instalado um parque infantil, com vários brinquedos para recreação das crianças.

O programa “Bota Fora, jogue limpo com a cidade” foi levado ao bairro pela CMTU, para recolher materiais inservíveis entregues pela população. No total, foram retirados 15 caminhões de resíduos. Com o apoio da ONG E-Letro, houve também coleta e reaproveitamento de produtos eletroeletrônicos.

Fonte: Prefeitura de Londrina