Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Centro Educacional Marista Ir. Acácio promove semana do brincar no mês do das crianças em Londrina

Centro Educacional Marista Ir. Acácio promove semana do brincar no mês do das crianças em Londrina

sexta, 07 de outubro de 2016
Categoria: noticia

Programação especial da Rede Marista de Solidariedade busca chamar a atenção da sociedade para a importância do brincar no desenvolvimento infantil

As crianças brincam o tempo todo e têm uma infinita capacidade de imaginar e se divertir com coisas simples, necessitando apenas de um espaço seguro, tempo e imaginação para isso. Nas unidades da Rede Marista de Solidariedade, o brincar faz parte da proposta pedagógica e no mês de outubro, os Centros Sociais Maristas organizam uma série de brincadeiras que visam ressaltar para a sociedade a importância de assegurar este direito às crianças.

As atividades serão as mais variadas e acontecerão nos Centros Sociais de Brasília, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Haverá jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas de brinquedos, contação de histórias, teatro, cinema e apresentações artísticas envolvendo também as famílias.

Em Londrina e região, de 06 a 08 de outubro serão realizadas atividades diversas, brincadeiras com as famílias, apresentações e oficinas com os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Governador José Richa e da Escola Municipal Helena Hatsue Kakitani (Ibiporã).

O ato de brincar é uma das principais formas de expressão das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo a partir delas, além de ser um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, pela Convenção de Direitos da Criança da ONU e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90.

De acordo com Viviane Silva, gerente educacional da Rede Marista de Solidariedade, “é fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.

Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover este direito, e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeiras.

O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programa é www.brincar.org.br.

Fonte: Divulgação