Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cavalgada da Rural reúne mais de 1.700 cavalos

Cavalgada da Rural reúne mais de 1.700 cavalos

segunda, 21 de março de 2011

Cerca de 1745 cavalos participaram da quarta cavalgada da Sociedade Rural do Paraná, neste domingo, 20 de março.

Concentrados na região do monumento Marco Zero, caravanas de diversas cidades do Paraná e de outros estados iniciaram o ?desfile? pelas ruas de Londrina, até o Parque de Exposições Ney Braga, anunciando a chegada da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

A Cavalgada que anuncia a exposição foi idealizada pelo jornalista Paulo Ubiratan, falecido em 2010. A diretoria da Sociedade Rural, entidade organizadora do evento prestou homenagem a Ubiratan trazendo selado o cavalo Quarto de Milha Deck Safari, da agropecuária Romanelli, utilizado pelo jornalista em anos anteriores, no trajeto da cavalgada.

?Esta cavalgada é uma tradição. Este ano a Exposição traz a tradição e a inovação. A tradição consolida a exposição como um dos eventos mais importantes deste país e a inovação representa a dinamicidade do setor?, disse o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes. A ExpoLondrina 2011 será realizada entre os dias 7 e 17 de abril.

A Catita ? primeiro veículo da Viação Garcia, um Ford 1933 ? com as princesas e a Rainha da Exposição abriu o cortejo seguido das comitivas. Cavaleiros, amazonas com bandeira e berrantes e uniformes coloridos saíram do Marco Zero e fizeram o percurso pela avenida Leste ?Oeste, avenida Rio Branco, avenida Tiradentes até o Parque de Exposições Ney Braga.

Durante todo o trajeto a segurança e a limpeza foram impecáveis, com equipes das Polícias Militar e Rodoviária controlando o trânsito e um grupo de limpeza contratados pela Sociedade Rural do Paraná mantendo as ruas limpas após a passagem da cavalgada.

No total 130 comitivas com participantes de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Paiquerê, Irerê, Tamarana, Sertanópolis, Cafeara, Centenário do Sul, Paiçandu, Ortigueira, Mauá da Serra, Nova Fátima, Kaloré, Abatia, Guaraci, Faxinal, São Pedro do Ivaí, Sabáudia, Mirasselva, Florestópolis, Jaguapitã, Piraquara, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Bataguassu (MS), entre outras cidades formaram a cavalgada.

?Sempre morei na fazenda. Cavalgada para mim é tradição que tem que ser cultivada?, argumenta José Moreira Lira, da comitiva ?Tropa Gassu?, da cidade de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Ele participa da cavalgada da ExpoLondrina desde a primeira e de cavalgadas há 14 anos.

O evento que lembrou os antigos tropeiros que percorriam a região norte do Paraná tocando o gado e que representa o vínculo que Londrina tem com o campo, com as origens e raízes rurais terminou no Parque de Exposições, onde um ?arroz tropeiro? e churrasco foram servidos e as comitivas receberam troféus pela participação na festa, ao som da música da dupla Dino e Dener. Bruno Ubiratan filho do jornalista Paulo Ubiratan recebeu homenagens e troféu do presidente da Sociedade Rural em nome do pai.

 Adelino Ignotti, cavaleiro conhecido entre aqueles que frequentam cavalgadas, é de Centenário do Sul, da comitiva ?Pantaneira?. Segundo ele, que já tem mais de 150 troféus de participações em cavalgadas, a de Londrina é muito boa e uma grande oportunidade de encontrar e fazer amigos.

Fonte: Assessoria ExpoLondrina

Mais detalhes:

51ª ExpoLondrina 2011 Data: De 7 a 17 de Abril de 2011 Local: Parque Ney Braga Contato: 43 3378-2000