Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Município terá castramóvel para controle de natalidade de animais

Município terá castramóvel para controle de natalidade de animais

segunda, 17 de junho de 2019

O município de Londrina irá contar em breve com um castramóvel, veículo que será utilizado em procedimentos de castração cirúrgica para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados. O trailer não-motorizado já foi adquirido e é equipado para funcionar como um centro cirúrgico, para realizar serviços de castração de cães e gatos em todas as regiões do município, visando minimizar os impactos de abandono e maus-tratos aos animais.

O trailer custou, aproximadamente, R$ 100 mil e foi adquirido com recursos da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar um veículo para conduzir o trailer durante os atendimentos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o castramóvel deve estar em funcionamento dentro de 60 dias. “Em breve faremos um chamamento público ou licitação para credenciar as clínicas parceiras para realizarem o procedimento de castração”, contou.

Município terá castramóvel para controle de natalidade de animais

Foto: Ilustração

Machado destacou que o castramóvel consolida, ainda mais, a política pública voltada para a área animal, que há mais de 20 anos estava esquecida na administração pública e agora está sendo construída, na gestão do prefeito Marcelo Belinati. “Já tivemos diversos avanços, como a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) e o Fundo Municipal de Proteção aos Animais (FUPA) e agora a chegada do castramóvel vai possibilitar ampliarmos, ainda mais, o nosso programa municipal de castração”, lembrou.

A diretora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Graziella Santana Damante, disse que o castramóvel vai ao encontro com uma das demandas da diretoria, que é o controle populacional de animais. “Isso é fundamental para que possamos ter uma política pública efetiva em prol dos animais em Londrina e é uma das preocupações da diretoria, que também atua no incentivo à posse responsável e adoção de animais e na fiscalização de maus-tratos aos mesmos”, disse.

A vereadora Daniele Ziober, que apresentou o projeto do castramóvel para o prefeito e é defensora da causa animal na cidade, apontou que atualmente há um grande índice de natalidade de animais em Londrina e que o primeiro passo, na construção de uma política pública voltada para os animais, é fazer o controle disso. “Atualmente, temos cerca de 60 mil animais abandonados e semi-domiciliados na cidade, sendo que nascem, semanalmente, uma média de 40 filhotes. Além de fazer o controle populacional dos animais, pretendemos ter uma equipe de estagiários, voluntários e protetores de animais que vão esclarecer a comunidade sobre saúde animal, vacinas e chipagem”, disse.

Fonte: Prefeitura de Londrina