Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Prefeitura lança cartilha de cuidados para celebrações de Natal e Ano Novo

segunda, 28 de dezembro de 2020
Categoria

A recomendação é para que as pessoas comemorem com as pessoas do próprio núcleo familiar

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta quarta uma cartilha com orientações de prevenção contra o Covid-19 nas celebrações de Natal e Ano Novo. A iniciativa tem como objetivo orientar as pessoas sobre como minimizar os riscos de transmissão do vírus nesse período em que é comum a realização de festas.

De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, o ideal é que as comemorações sejam realizadas entre a família, com o mínimo de pessoas possível. “Sabemos da tradição das festas de fim de ano, mas não podemos esquecer que ainda estamos enfrentando um cenário de pandemia. Portanto, as pessoas podem sim celebrar, mas é necessário seguir os protocolos de segurança e, se possível, confraternizar com as pessoas que convivem na mesma casa, pois isso diminui os riscos de contaminação”, explica o secretário.

A recomendação é para que as pessoas comemorem o Natal e o Ano Novo com as pessoas do próprio núcleo familiar. Mesmo assim, quem optar por receber convidados ou celebrar em outro local, estará mais exposto e deve ter cuidado redobrado, afinal existem muitos pacientes assintomáticos.

Foto: Emerson Dias

Dentre as principais orientações trazidas na Cartilha, está a escolha do local, que deve ser o mais aberto e arejado possível, para que o ar circule livremente; evitar compartilhar pratos, copos e talheres, se possível, utilizar descartáveis; ter disponível uma pia para lavar as mãos, toalhas de papel e álcool em gel.

Os convidados devem usar máscara em todo o tempo, retirando somente ao comer e beber. As cadeiras devem ser colocadas com a distância de um metro e meio, o que equivale a cerca de dois braços esticados, preferencialmente sem estar uma de frente para a outra.

A Cartilha também alerta sobre a necessidade de ter um cuidado maior com as pessoas pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, que se puderem devem evitar participar. Abraços, beijos e cumprimentos também devem ser evitado.

Clique aqui para conferir a Cartilha na íntegra.

Vanessa Prado/N.com