Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sobre a carreira sustentável Sobre a carreira sustentável

Sobre a carreira sustentável

Monday, 16 de November de 2020
Categoria:

Quem busca desenvolver uma carreira sustentável, investe na profissão, à imagem e semelhança do modelo da agricultura moderna. Pois tem a consciência da necessidade de arar, plantar, adubar, cultivar a terra e, depois, comercializar o seu produto ou serviço. E todas essas etapas devem ser respeitadas, considerando o seu período de maturação.

Infelizmente, isso não reflete o comportamento da maioria dos profissionais no mercado. Muitos se apresentam com sede de obter resultados imediatos, preocupando-se mais com a divulgação dos seus serviços, do que propriamente com a atualização nos estudos, na pesquisas e na construção de modelos testados e validados.

Isso se assemelha à oferta da mercadoria fake: Algo que é criado para o consumo de curto prazo. O produto pode até se apresentar com boa aparência, mas não se conservará ao longo do tempo. Nesse ponto de vista, muita gente quer ocupar um bom espaço no mercado, dispondo-se a copiar o modelo dos outros, porém, sem a expertise necessária para se bancar. No entanto, esta é construída, por meio das experiências de qualidade e isso requer tempo.

Não há dúvidas de que o cliente mais exigente se sentirá desconfortável, ao contratar um serviço, que não lhe proporcionou uma experiência positiva. Nesse sentido, a contratabilidade é um diferencial no desenvolvimento da carreira profissional. Já que implica, não apenas na apresentação de produtos e serviços atrativos para o mercado, mas também das softskills, tais como: empatia, comunicação assertiva, proatividade, resiliência e autocontrole emocional.

Junto à isso, inclui-se a clareza do propósito, pautado pela ética, respeito e compromisso com o cliente – a chave que abrirá as portas da relação de confiança e da credibilidade é a entrega de valor. E, na sua ausência, a imagem do profissional é associada à figura do caçador. Bem, o que é preferível, cultivar a mentalidade do agricultor ou do caçador? A escolha é sua!!

Cristina Consalter – Psicóloga organizacional, Mentora de carreira e de liderança e Facilitadora de programas de desenvolvimento de pessoas (@cristinaconsalter)