Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Carnaval em Londrina tem festas para todas as idades

Carnaval em Londrina tem festas para todas as idades

sexta, 01 de março de 2019

Trio elétrico do Bloco Bafo Quente, matinê na Alma Brasil e Bailinho do Plantão estão entre as atrações com patrocínio do Promic

O feriado de Carnaval se aproxima e a programação cultural de Londrina continua pulsando em ritmo de folia. A agenda está repleta de opções gratuitas para quem não quer ficar parado em casa e gosta de ir para as ruas aproveitar os festejos carnavalescos que a cidade oferece. Entre as atrações, estão projetos patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

No domingo (3), o Bloco Bafo Quente sai em trio elétrico percorrendo as ruas e animando a todos com uma grande festa em movimento que sairá do Zerão e chegará até o Aterro do Lago Igapó. A concentração está marcada para as 17 horas, no Zerão, e uma bateria com cerca de 70 integrantes acompanhará o desfile aberto.

Carnaval em Londrina tem festas para todas as idades

Foto: Divulgação

O trajeto tem início às 18 horas, saindo da Rua Dulcídio Pereira e percorre a Avenida Higienópolis para depois entrar na Avenida Aminthas de Barros, com chegada prevista no Aterro do Igapó às 19h30, quando irá ocorrer o show completo do Bloco Bafo Quente.

Outra atração será na terça-feira (5), dia do feriado, com uma festa que vai agitar a Praça Nishinomiya, próxima ao Aeroporto, na região leste. Dessa vez, o Bloco Bafo Quente fará sua apresentação a partir das 19 horas. Antes disso, às 14 horas, tanto no domingo quanto na terça, o público poderá curtir uma programação infantil conduzida pelo CLAC – Centro Londrinense de Arte Circense. Haverá à disposição oficinas, brincadeiras e o show da banda de palhaços. O projeto é uma realização da APD – Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, e conta com patrocínio do Promic. Às 17 horas, o show é com o Bailinho do Plantão Sorriso, que também tem Promic.

Será a primeira vez, em 13 anos de existência, que o Bafo Quente participa do Carnaval de Londrina com tantos elementos de percussão e artistas reunidos. Em 2019, o grupo traz uma formação com 20 integrantes, incluindo contrabaixo, guitarra, cavaquinho, três vocais, a variada percussão e um estreante trio de metais (saxofone, trompete e trombone).

Para acompanhar o desfile, o Bloco convidou uma bateria composta por vários coletivos rítmicos da cidade, dentre eles Bloco Pé Vermelho, Grupo Maracatu Semente de Angola, Pisada da Jurema, Laranja Mecânica (do curso de Medicina da UEL), Lolloteria (dos cursos de exatas da UEL), Unidos do Divã (Psicologia/UEL), Tatukada (Direito/UEL), Bateria Demônios da Lagoa (Engenharias e Arquitetura/ UEL), Gorilada (Engenharia/UTFPR) e Orquestra Ouro Verde.

Antes do carnaval, o Bloco já fez em fevereiro vários ensaios abertos para alinhar o repertório e chamar a comunidade de diferentes regiões para engrossar o coro da folia com a formação de alas e blocos. Os músicos prepararam uma sequência de hits da década de 1990, como canções de Raça Negra, Leandro Learte, Karnak e Cidade Negra. Fora estas, clássicos que não podem faltar, como as marchinhas e sambas-enredo, e o repertório de rock, reggae, ijexá, maracatu e MPB adaptados ao suingue de bateria de escola de samba.

Bailinho do Plantão – Outro projeto patrocinado pelo Promic que está espalhando alegria e musicalidade por Londrina no período de carnaval é o Bailinho do Plantão. O grupo formado por artistas locais se apresenta gratuitamente nesta sexta-feira (1), às 19 horas, na Concha Acústica. Já no sábado (2) e domingo (3), os shows serão às 17 horas, no Sesc Londrina Cadeião Cultural, que fica na Rua Sergipe, 52, centro.

A sequência continua na segunda-feira (4), quando o grupo faz apresentação na Vila Flapt!, às 17 horas, no Conjunto Luiz de Sá. O show de encerramento ocorre na terça-feira (5), também às 17 horas, no já mencionado evento da Praça Nishinomiya.

Canções para todas as idades e performance de palhaços são os atrativos da banda, formada por André Demarchi, Aneliza Paiva, Emilia Miyazaki, Gerson Bernardes, Juliana Galante, Tiago Marques, Tonho Costa e participação especial de Reinaldo Scheffer na bateria.

O repertório do show é repleto de músicas infantis, cirandas e canções folclóricas com novos arranjos, passando pelo ritmo do baião, reggae, ijexá e outros, costurado com humor e algumas novidades no repertório.

O Bailinho do Plantão vem fazendo uma série de apresentações especiais de carnaval em 2019, passando por distritos e várias regiões de Londrina. O projeto integra o Plantão Sorriso, ONG sem fins lucrativos, criada há 23 anos, e que leva a alegria do palhaço para crianças internadas em hospitais de Londrina e região.

Matinê de Carnaval – A Vila Cultural AlmA Brasil sedia na segunda-feira (4), a festa Matinê de Carnaval a partir das 15 horas. A festa é gratuita e terá diversão e comilança para as crianças, com animada discotecagem de Denise Gentil e show da banda Tem Criança do Samba, conduzida por Rakelly Calliari. O endereço da vila, patrocinada pelo Promic, é Rua Mar Del Plata, 93. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Fonte: N.Com