Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Carnaval das Marchinhas oferece programação para todas as idades

Carnaval das Marchinhas oferece programação para todas as idades

Friday, 05 de February de 2016
Categoria:

Com início nesta sexta-feira (5), apresentações são gratuitas e serão realizadas em várias regiões da cidade

A Orquestra de Metais de Londrina vai agitar o ‘Carnaval das Marchinhas – Atravessando Gerações’, que começa nesta sexta-feira (5) e prossegue até terça-feira (9). O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As apresentações são gratuitas, e abertas para todos os públicos.

A Orquestra irá tocar em todos os dias da festa, celebrando o carnaval de rua com danças e marchinhas tradicionais. Do total de 20 músicos que compõem a Orquestra de Metais de Londrina, oito estarão presentes no Carnaval. O repertório inclui as famosas marchinhas “Cordão da Bola Preta”, “Saca-rolha”, “Mamãe eu quero” e marcha tipo rancho, como “As Pastorinhas” e “Máscara negra”. Palhaços participam da festa, junto com confetes, serpentinas e distribuição de máscaras. A programação conta com um painel decorativo com rosto vazado do Rei Momo e da Rainha disponível para os foliões tirarem fotos, exceto na terça-feira (9).

Segundo a organizadora do evento, Maria Inez Gomes, o foco é trazer as marchinhas antigas e levar alegria ao público. “O objetivo é resgatar o carnaval de rua e levar as marchinhas das décadas de 1960 e 1970 para as crianças conhecerem e para os idosos relembrarem”, explicou.

A primeira atração será na sexta-feira (5), no Centro de Educação Infantil (CEI) Presipe, que fica na rua Maragogipe, 169, centro. A festa começa às 14 horas e é voltada apenas para alunos do CEI, de dois a cinco anos de idade. A criança pode ir fantasiada para o evento. No sábado (6), a partir das 18 horas, a festa será aberta ao público em geral na Vila Cultural Triolé, na rua Etiene Lenoir, 155, Vila Industrial.

No domingo, a apresentação será no Centro Municipal de Educação Infantl (CMEI) Vista Bela, que fica na rua Anníbal Balarotti, 110, região norte. Com início às 16 horas, a festa é aberta para todos os públicos. Para a terceira idade, haverá um carnaval exclusivo na segunda-feira (8), às 14h, no Grêmio dos Servidores Municipais de Londrina, que fica na rua Pitangui, 249.

Trem das Marchinhas

No feriado de Carnaval (terça-feira, 9) o Trem das Marchinhas irá percorrer a região sul, a partir das 17 horas. O Trem estará decorado no tema carnavalesco, com a Orquestra de Metais apresentando as marchinhas de Carnaval. A capacidade máxima é de 80 pessoas, e é aberto para todas as idades.

O trajeto inclui as principais avenidas da região sul, e começa no jardim Piza, passando pelos parques Ouro Branco e das Indústrias, conjunto São Lourenço, União da Vitória, jardim Tarobá, e encerra no Conjunto Cafezal I.

Programação Carnaval das Marchinhas

05/02 (sexta-feira) – 14h – Centro

Onde: CEI Presipe (rua Maragogipe, 169)

Voltado para: Crianças do CEI

06/02 (sábado) – 18h – Vila Industrial

Onde: Vila Cultural Triolé (rua Etiene Lenoir, 155)

Voltado para: Público em geral

07/02 (domingo) – 16h – Região Norte

Onde: Residencial Vista Bela – Quadra do CMEI (rua Anníbal Balarotti, 110)

Voltado para: Público em geral

08/02 (segunda-feira) – 14h – Jardim Ideal

Onde: Grêmio dos Servidores Municipais de Londrina (rua Pitangui, 249)

Voltado para: Terceira Idade

Programação Trem das Marchinhas

09/02 (terça-feira) – 17h – Região Sul

Onde: Avenidas da região sul

Voltado para: Público em geral

Trajeto

Avenida Europa, ruas Milão, Florença, Palermo, Verona, Noêmia Barroso, Madre Henriqueta Dominici, Magnólia, Jacarezinho, Roberto Conceição, avenida Guilherme de Almeida, ruas dos Cozinheiros, dos Sapateiros, Miguel Gil Ortega, Aldamira Ferreira, Ida Postalli, Eurico Gaspar, Carmo Antonio Salum.

Mais detalhes:

A Orquestra de Metais é a antiga Banda Municipal de Londrina, criada em 1949 e extinta em 2004. O diretor Edson Soares conta que, por tocarem há muito tempo na antiga Banda Municipal, os músico possuem repertório vasto e muito talento. ?Apesar da orquestra ter apenas seis anos, a maioria dos músicos contam com mais de 25 anos de carreira?, frisou. A Orquestra já se apresentou em vários espaços da cidade, como o Ginásio de Esportes Moringão e Lago Igapó, além de terem se apresentado por quatro anos consecutivos no Festival de Música de Londrina.