Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campanha de Vacinação contra a Gripe atingiu cerca de 86% do público-alvo em Londrina

Campanha de Vacinação contra a Gripe atingiu cerca de 86% do público-alvo em Londrina

terça, 04 de junho de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta terça-feira (4), o relatório final da Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Londrina. Com a meta de imunizar 90% das 168 mil pessoas que integravam o público-alvo, Londrina atingiu o índice de 144.649 pessoas vacinadas. Iniciada no dia 10 de abril, em um formato inédito de atendimento exclusivo para os três grupos com o menor histórico de cobertura vacinal, a ação foi ampliada duas semanas depois para os demais grupos prioritários, e encerrou na última sexta-feira (31).

O relatório da Saúde apontou que os professores tiveram a maior cobertura nesta campanha, com 5.867 doses aplicadas (100% do total estimado), seguidos dos idosos, com 64.951 vacinados, quase 99% do total. Na sequência, o terceiro grupo prioritário com maior adesão foi dos trabalhadores da área da saúde, pois 15.559 foram vacinados, ou seja, 94,37%.

Os grupos prioritários aptos a receberem a vacina contra a gripe foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por apresentarem mais chances de contrair o vírus influenza e apresentarem complicações e formas mais graves da doença. Em Londrina, dentre o público-alvo da campanha, o que teve menor cobertura foi o grupo das puérperas, mães no período de até 45 dias após o parto. Apenas 471 foram vacinadas, o que corresponde a 54,51% do total estimado.

Campanha de Vacinação contra a Gripe atingiu cerca de 86% do público-alvo em Londrina

Foto: Arquivo/N.Com

Também houve baixa adesão no grupo das gestantes, 3.508 receberam a vacina, o equivalente a 66,70% para este público; e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Com uma estimativa de 36.663 pessoas nesse grupo, apenas 24.740 se vacinaram, ou seja, 67,48% do total. As crianças, na faixa etária de 6 meses a menores de seis anos, atingiram o índice de 70,11% de cobertura, com 25.319 doses aplicadas em um público estimado de 36.112 crianças.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que Londrina não atingiu, por muito pouco, o índice estabelecido para a vacinação contra a gripe. “Fechamos a campanha muito próximo da meta instituída pelo Ministério da Saúde, que era 90% dos grupos prioritários. Evidente que nos traz frustração a baixa cobertura de puérperas, gestantes e crianças que, somados, ficaram em uma média de 64% de cobertura, quando o mínimo era de 90%. Mas, no sábado (8), iremos fazer uma importante ação de vacinação centralizada, na Policlínica Municipal, disponibilizando as dez mil vacinas que sobraram no estoque a toda população que tiver interesse”, ressaltou.

A vacinação contra a gripe foi disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, tanto da área urbana como dos distritos. Os demais grupos prioritários aptos a serem protegidos contra o vírus influenza eram profissionais das forças de segurança e salvamento, servidores do sistema prisional, população indígena e privada de liberdade.

Ampliação – Com o encerramento da campanha na sexta-feira (31), as doses sobressalentes serão disponibilizadas para toda a população neste sábado (8). O atendimento será realizado exclusivamente na Policlínica Municipal, por ordem de chegada, a partir das 8 horas. Será preciso apresentar a carteira de vacinação, e documento oficial de identificação com foto, como o RG. “É muito importante que a população aproveite essa oportunidade de vacinação. Estamos entrando em um clima mais frio, que aumenta a procura por atendimentos nas nossas unidades, com muitos casos decorrentes de problemas respiratórios. O vírus influenza, em situações mais graves, pode levar ao óbito, o que já ocorreu em nossa cidade e que poderia ser facilmente evitado se o paciente tivesse tomado a vacina”, frisou o secretário municipal de Saúde.

As cerca de 10 mil doses restantes serão fornecidas até as 18 horas, ou enquanto durarem os estoques. A Policlínica fica situada na Rua Benjamin Constant, 500, ao lado do Pronto Atendimento Infantil (PAI). 

Fonte: Prefeitura de Londrina