Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campanha LondriNatal 2021 é lançada na Prefeitura Campanha LondriNatal 2021 é lançada na Prefeitura

Campanha LondriNatal 2021 é lançada na Prefeitura

Tuesday, 16 de November de 2021

Iniciativa da Acil vai inserir um grande corredor de iluminação no Calçadão, a fim de reativar as vendas locais e proporcionar momentos de lazer às famílias

Foto: Vivian Honorato / NCom

A campanha LondriNatal 2021 foi lançada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na manhã desta sexta-feira (12). A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria de Cultura e Sercomtel Iluminação, é parceria da iniciativa.

Neste ano, o objetivo da campanha é reativar as vendas locais e colocá-las em patamares anteriores à pandemia; empolgar os consumidores, oferecendo momentos de descontração e de lazer; resgatar o clima de esperança e união, além de atrair turistas para a cidade.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Durante o lançamento, o superintendente da Acil, Rodrigo Geara, fez uma apresentações das ações. As atividades do LondrinaNatal 2021 vão acontecer no calçadão de Londrina, principal memória coletiva da cidade, do dia 6 a 23 de dezembro. A ideia é fazer um grande corredor de iluminação e de atrações turísticas no Calçadão, estimulando as famílias frequentarem o local.  Serão decoradas cerca de 100 árvores naturais, com cordões de LED, distribuídas em cinco quadras. Também haverá postes com mangueiras de LED com guirlanda decorativa na ponta e inserção de fonte luminosa.

Na fachada da Loja Riachuelo serão inseridos diversos anjos de LED sobre a marquise; será instalada uma árvores de LED de 18 cm e uma grande caixa de presente iluminada, na praça Gabriel Martins; um pórtico alusivo ano de 2022; caixas de cordões de LED; e um grande túnel iluminado, com oito cometas formando um portal em frente ao Teatro Ouro Verde. O investimento da Acil, no LondriNatal de 2021, será de mais de R$ 500 mil. A iniciativa também conta com parceira do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) e diversos empresários patrocinadores.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a Acil pelas ações do LondriNatal 2021 e disse que o Natal deste ano contará com diversas ações, realizadas tanto pelo do poder público quanto pelas entidades, com objetivo de celebrar a data, levar alegria para as pessoas, que viveram momentos difíceis devido à pandemia; aumentar as vendas, os empregos e fomentar a economia do município. “Este é um momento de fé e de esperança em um futuro melhor para todos”, ressaltou.

Foto: Vivian Honorato / NCom

A presidente da Acil, Marcia Manfrin, afirmou que a intenção da iniciativa é promover um reavivamento do centro, para que o comércio local seja impulsionado e as famílias, com as crianças, possam vivenciar momentos de alegria, celebrando a retomada econômica. “Estamos retomando as forças do comércio e com toda a decoração do LondriNatal o comércio certamente será impulsionado. Londrina vai viver um ambiente de luz, solidariedade e amparo às pessoas”, apontou.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, lembrou que o setor do comércio foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19 e por isso é necessário uma retomada econômica para este segmento. “Com as ações de Natal, realizadas pela Prefeitura e entidades, vamos atrair muitas pessoas de fora e fortalecer o comércio da cidade. Nossa expectativa é muito boa, acreditamos que estas ações vão contribuir para a retomada econômica, para aumentar o número de empregos e o desenvolvimento da cidade de Londrina”, afirmou.

Programação cultural – A Programação cultural, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciará no dia 6 de dezembro, com um carreata do Papai Noel com a orquestra Big Band de Vitor Gorni. A carreata deve sair do Autódromo de Londrina, por volta das 18h, passar pela região norte, até chegar ao centro, finalizando no calçadão. No dia 6 de dezembro também está programado o início do horário estendido do comércio, previsto para funcionar das 8h às 22h.

No dia 8, no calçadão, haverá uma apresentação da Orquestra e Coro Solidariedade Sempre, às 19h30; no dia 12, no Zerão, em parceria com a Unicesumar, uma apresentação da Orquestra Filarmônica da Unicesumar, que apresentará as principais músicas do espetáculo O Quebra Nozes, às 18h; e no dia 17, no calçadão, um espetáculo do Coral Unicanto, às 19h30.

Foto: Vivian Honorato / NCom

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pelegrini, disse que a secretaria está muito empenhada e satisfeita com a união que o natal deste ano está tendo, entre o poder público e entidades. “Na área da cultura vemos uma retomada pós-pandemia. Estamos fazendo um esforço muito grande para que essa retomada seja significativa e para que o natal de Londrina seja repleto de festivais, transformando o nosso município em um polo de atrações e de receptividade muito maior do que tem sido até agora”, enfatizou.

Segundo Pelegrini, em toda a cidade serão realizadas mais de 250 apresentações culturais no natal deste ano, reunindo a programação de diversas entidades. O calendário dos eventos deve ser anunciado em breve, pela Secretaria de Cultura. “Já temos ações fantásticas programadas, como o Festival de Música de Londrina, que vai trazer o músico Ivan Lins para tocar com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 10 de dezembro, e os diversos festivais, como o de música, de cinema e de teatro, os quais estarão sendo realizado em dezembro”, contou. 

Divulgação

Outras ações do Natal 2021 – Além do LondriNatal, serão realizadas muitas outras ações no município. A Prefeitura de Londrina vai investir R$ 1.758.999,66 no Natal de 2021, em ações que incluem a inserção de diversas árvores iluminadas com LED, em pontos turísticos da cidade, praças e rotatórias; a ponte de guarda-chuvas iluminadas, no Lago Igapó; o letreiro Eu Amo Londrina; a disponibilização de pedalinhos no lago e o projeto Boa Praça Natal, que envolve o Município de Londrina e a iniciativa privada, com intuito de promover a decoração de Natal em áreas públicas.

Também está em curso a campanha “Brilha Londrina, um Espetáculo de Natal”, que vai promover o Concurso da Decoração de Natal, para residências e comércio; a Vila do Natal na região central; e City Tour Natalino. A campanha é uma iniciativa do Grupo de Turismo, composto pelo Londrina Convention & Visitors Bureau; Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos de Londrina (NOA); e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Meios de Hospedagem (AMEH). A Prefeitura de Londrina, por meio da Codel é parceria da iniciativa.

Entre os presentes na solenidade de lançamento do LondriNatal 2021 estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Sercomtel Iluminação, Claudio Tedeschi;  o deputado federal Filipe Barros; o presidente da Federação das Associações Comerciais de Industrias do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; os vereadores Jairo Tamura, professora Flávia Cabral, professora Sônia Gimenez, Eduardo Tominaga, Matheus Thum e Giovani Mattos, além de representantes de diversas entidades e de secretarias municipais.

Fonte: N.Com