Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campanha Futuro Criança gera melhorias para entidades de Londrina

Campanha Futuro Criança gera melhorias para entidades de Londrina

sexta, 18 de dezembro de 2015
Categoria

Recursos são aplicados para qualificar serviços de instituições locais; destinação deve ser feita até 31 de dezembro

A campanha de 2015, do Futuro Criança, vai até o dia 31 de dezembro. Os interessados em destinar parte de seu imposto de renda a entidades locais devem acessar o portal da prefeitura(http://www1.londrina.pr.gov.br), clicar no banner “Campanha Futuro Criança” no topo do portal e preencher uma ficha cadastral.

Atualmente, cerca de 180 entidades, instituições e serviços sem fins lucrativos que trabalham com a proteção de crianças e adolescentes em Londrina são beneficiados pela iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A finalidade da campanha é destinar e aplicar, democraticamente, nas instituições devidamente habilitadas no CMDCA, os recursos captados através do imposto de renda de contribuintes cadastrados. O dinheiro recolhido vai para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que existe em todo o Brasil.

Os projetos apresentados pelas instituições cadastradas são analisados e deliberados pelo Conselho e as destinações geram benefícios a diversos espaços e serviços como associações, unidades de acolhimento, centros de referência e centros de educação infantil, além de projetos e serviços governamentais que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, o dinheiro arrecadado por meio dos impostos são investidos na aquisição de bens como livros e materiais escolares, computadores, espaços de esporte, cultura, entre outras ações que promovem melhorias nos serviços prestados pelas entidades atendidas. “Trata-se de uma campanha de suma importância e valia, uma vez que as doações contribuem para prover bens necessários a essas entidades. Mas, o principal é poder beneficiar diretamente as crianças e adolescentes do município”, frisou.

Como funciona – Ao aderir à campanha, o contribuinte poderá destinar parte de seu imposto de renda, no valor mínimo de R$10, que será repassado pelo CMDCA a uma das instituições cadastradas ou diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (FMDCA). As pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1%, desde que a empresa utilize-se da tributação pelo lucro real.

As destinações podem ser feitas de forma gradual, por mês, por exemplo, ou de uma só vez, conforme a preferência de cada pessoa. Não há limite de instituições escolhidas para fazer a destinação do dinheiro e nenhum prejuízo no processo de restituição do imposto.

Quem não realizar o pagamento em 2015, ainda poderá destinar parte de seu imposto de renda à campanha deste ano em 2016. Para isso, os interessados deverão fazê-lo durante o período de declaração do imposto de renda, até o dia 30 de abril. Nesses moldes, o contribuinte poderá repassar até 3% do valor devido do imposto e o dinheiro só pode ser revertido diretamente ao FMDCA.

Mais detalhes:

Modalidades ? As destinações podem ser feitas por Destinação Direta, onde os recursos são distribuídos às instituições de acordo com as necessidades e prioridades avaliadas pelo CMDCA, ou por Destinação Casada. Através desta, 90% vai para a entidade escolhida (entre as registradas) e 10% para o FMDCA. As pessoas que mudaram de endereço após a contribuição e precisam de seu recibo de comprovante devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3372-4392.