Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campanha contra câncer leva mulheres às UBS?s aos sábados

Campanha contra câncer leva mulheres às UBS?s aos sábados

terça, 18 de outubro de 2011
Categoria

A Secretaria Municipal de Saúde relembra que, neste sábado (22), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar das 8h às 14h, com equipe de saúde preparada para a coleta de preventivo e agendamento de mamografias. A campanha especial de exames preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero é um apoio ao movimento Outubro Rosa.

Os avisos já estão afixados nos postos que deverão estar abertos neste final de semana. As mulheres deverão procurar seus postos de referência para a coleta de preventivo e para agendamento de mamografia. ?Neste próximo, dia 22,  atendem os postos da região norte, centro e da zona rural?, contou Tatiane.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama dá maior eficácia ao tratamento e maior chance de cura. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais leva mulheres a óbito; no entanto, pode ser detectado ainda no início,  por meio do autoexame das mamas e confirmado pela mamografia. Em Londrina, mensalmente, são disponibilizados quatro mil exames que podem salvar vidas, mas apenas 2.500 vagas são preenchidas.

Fonte: N.com