Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

terça, 14 de maio de 2019

Conscientizar a população e dar visibilidade aos serviços que a rede socioassistencial realiza para atender e garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Esse é o foco da campanha Faça Bonito, que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolve em Londrina, com várias ações durante o mês de maio. A proposta é ampliar a divulgação dos canais de atendimento e intensificar o enfrentamento das diferentes formas de violência que acometem o público infantojuvenil. Para isso, estão sendo realizadas oficinas de sensibilização, mesas-redondas, formação e reuniões que abrangem várias regiões da cidade, incluindo a área rural.

Nesta edição, as atividades da campanha chegam aos territórios atendidos pela Política de Assistência Social, envolvendo a equipe de referência do CREAS 3 com os serviços articulados da rede intersetorial. Nesta segunda-feira (13), uma atividade em grupo foi realizada para orientar, informar e esclarecer dúvidas de adolescentes do Colégio Estadual Carlos de Almeida, na região leste.

Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (17), uma reunião no CREAS 3, às 8h30, irá debater a nova Lei 13.431, que estabelece garantias e procedimentos para a escuta especializada e tomada de depoimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O serviço está sendo instalado em Londrina e terá suas demandas e fluxos discutidos pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Vara Maria da Penha, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

Um dos destaques da programação será um ato público no Calçadão de Londrina, no próximo sábado, 18 de maio, quando é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento é coordenado pelo CMDCA e contará com a participação de componentes e parceiros da rede socioassistencial. Às 9 horas, uma passeata sairá em direção à Concha Acústica. Durante o trajeto, será feita a entrega de panfletos e materiais informativos sobre os serviços da rede socioassistencial, e abordagem junto ao público.

Ao término da caminhada, por volta das 10 horas, a Concha Acústica receberá apresentações culturais de dança, música, teatro e outras, feitas por crianças e adolescentes atendidos em Londrina. Haverá falas de autoridades e profissionais envolvidos com os trabalhos de combate à violência no município.

Segundo a gerente de média complexidade da diretoria de Proteção Social Especial, Mileni Alves Secon, as ações da campanha são formas de chamar a atenção da sociedade para este problema e ampliar discussões que possibilitem aprimorar os serviços oferecidos para prevenção e enfrentamento. “É função do poder público garantir os direitos dessas pessoas, como já preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. A ideia é fortalecer a divulgação dos trabalhos feitos em rede articulada para promover a proteção integral voltada ao desenvolvimento deste público. É importante lembrar que todas as formas de violência, seja física, sexual ou psicológica, são colocadas em foco durante a campanha”, disse.

Mesa-redonda – Outra atividade da agenda é uma mesa-redonda com o tema “Retratos da violência contra crianças e adolescentes”, a ser realizada na reunião ampliada do CMDCA, no dia 23 de maio, às 8h30. A ação será na Igreja Nova Aliança, na Rua Cuiabá, 48. O objetivo é mostrar um panorama sobre a violência contra crianças e adolescentes na cidade e debater esse fenômeno. Entre os participantes estão Andrea Rocha, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Kathia Godoy, psicóloga e coordenadora do CREAS 3.

Faça Bonito – A campanha é uma iniciativa nacional e busca mobilizar e convidar a sociedade a debater o tema, utilizando o slogan “Proteja nossas crianças e adolescentes”. Em Londrina, o atendimento da Prefeitura a este público é feito por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ligados a um conjunto de entidades locais, os atendimentos são direcionados a crianças e adolescentes em situação de desproteção social, por razões de ausência de renda familiar e acesso aos direitos sociais, e por violações de direitos.

Fonte: Prefeitura de Londrina