12ª Semana Municipal da Paz começa sábado
O Conselho Municipal da Paz de Londrina (Compaz-Ld) e o Movimento pela Paz e Não-Violência...
As ruas de Londrina ganharão um colorido de cidadania na próxima semana. A população da cidade sai às ruas no próximo dia 20 de novembro (terça-feira) em respeito ao dia da Consciência Negra, comemorado em todo Brasil como momento de reflexão sobre os desafios da luta contra o racismo e pela valorização da população negra brasileira.
O Cortejo Cultural, que faz parte da quinta edição do Simpósio de História e Cultura Afro-brasileira, tem o objetivo de marcar esse feriado municipal e, a partir das 9 h inicia uma série de atividades culturais em um percurso que terá saída e encerramento na Concha Acústica. O presidente do comitê gestor do FENEL, Edmundo Silva Novais, conta que a ideia de realizar o cortejo afro foi sugerida por D. Vilma dos Santos, a Mãe Mukumbi ?Foi em uma reunião para discutir as atividades para o primeiro feriado, ela sugeriu um cortejo. No primeiro ano, não conseguimos realizá-lo, mas ano passado iniciamos essa atividade e pretendemos a cada ano maximizar essa ação, de modo a acolher mais participantes e realizar uma grande ação cultural que marque o 20 de novembro em Londrina. Chamamos toda população para participar do Cortejo, cantando, dançando e prestigiando nossa herança negra?, diz.
O evento contará com grupos de capoeira, grupos de teatro e dança, muita música e momentos de reflexão e homenagem a personalidades negras que contribuíram na construção do nosso país.
Fonte: Brasis Comunicação