Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Calendário Vira Latas de Raça 2014 sela parceria entre SOS Vida Animal e ONG Viver

segunda, 09 de dezembro de 2013
Categoria

Crianças atendidas pela ONG Viver e animais são os protagonistas da “amigoterapia” e ilustram as páginas do Calendário Vira Latas de Raça 2014

A edição de 2014 do calendário Vira Latas de Raça, criado anualmente pela SOS Vida Animal, contou com a participação mais do que especial das crianças atendidas pela ONG Viver. A Ong Viver é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2001 e mantida por doações da comunidade e seu trabalho consiste no auxílio à família de crianças que lutam contra o câncer infanto-juvenil, para tanto, atua em parceria com instituições públicas e privadas, por meio de ações psicossociais que proporcionam o acolhimento adequado dos pacientes e das famílias, minimizando o sofrimento e resgatando a cidadania.

Em 2013 as duas ONGs se uniram para dar início a um projeto de Terapia Assistida com Animais (TAA), através do projeto a SOS Vida Animal passou a desenvolver semanalmente de um programa de atividades envolvendo animais sob sua tutela e crianças em tratamento, uma ideia que começou a ganhar forma no início de 2012, ocasião em que a SOS Vida Animal lançou seu calendário anual e também uma campanha educativa que tinha como público alvo crianças em idade escolar.  O lançamento do calendário de 2012 contou com a participação de crianças atendidas pela Viver e alunos da Escola Municipal Neman Sahyun, aproximando a direção das duas ONGs.

A parceria entre a SOS Vida Animal e a ONG Viver é a primeira iniciativa da SOS com intuito de promover a discussão sobre o uso da Terapia Assistida com Animais (TAA), que traz uma proposta fundamentada na convivência entre animais e indivíduos, sendo o animal parte integrante do processo de tratamento.

Dos encontros e experiências compartilhadas das crianças com os animais, veio a proposta de criar um calendário com o tema “Amigoterapia” um material idealizado com intuito de mostrar a beleza da relação entre as crianças e os animais, e principalmente a efetividade e os benefícios desses encontros para as crianças em tratamento.

De acordo com o presidente da SOS Vida Animal,Milton Pavan, a iniciativa de criar o calendário foi natural, pois semanalmente o grupo tinha oportunidade de ver o efeito da presença e do afeto dos animais no dia a dia das crianças. “As atividades com as crianças nos trouxeram uma sucessão de momentos emocionantes de troca, que fazem bem as crianças, aos animais e aos voluntários.” ressalta Pavan.

As fotos do Calendário Vira Latas de Raça 2014 são do fotógrafo Bernardo Sardi, que desde 2009 participa do projeto Vira Latas de Raça. Além dele, o jornalista e escritor Paulo Briguet também colabora anualmente com o projeto através da produção do texto de abertura, que agrega um imensurável valor ao projeto realizado anualmente pela SOS Vida Animal.

 Em 2014 o calendário será comercializado somente em Londrina, em pontos de venda definidos pelas duas ONGs que dividirão o valor arrecadado com as vendas. O calendário pode ser encontrado também no estande da SOS Vida Animal no Royal Plaza Shopping.

Mais detalhes:

Pontos de venda SOS Vida Animal Royal Plaza Shopping R. Maranhão, 240, Centro, Londrina Pastel Mel Higienópolis Avenida Higienópolis, 437, Londrina (43) 3025-2212