Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Entenda como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças

Entenda como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças

Friday, 23 de November de 2018
Categoria:

O ato de brincar fomenta a imaginação, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe e muito mais

Os jogos e brincadeiras são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento infantil, porque são eles os responsáveis por ensinar uma série de conceitos de vida para as crianças. O ato de brincar fomenta a imaginação, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe, a empatia e as habilidades cognitivas. Todo esse repertório, aliado a outros aspectos, fazem com que elas assimilem novos aprendizados do convívio em sociedade e de como funciona o mundo.

Foto: Divulgação

Pular corda, jogar bola, brincar de esconde-esconde e pega-pega são algumas formas de também estimular o desenvolvimento motor e corporal. As brincadeiras ao ar livre são essenciais para o aprimoramento de habilidades como equilíbrio, consciência corporal e coordenação motora. Com essas atividades, as crianças se mantém saudáveis e ativas. Mas não são só essas brincadeiras que fazem parte da vida dos pequenos.

Existem também os brinquedos educativos, como os famosos jogos de memória, cujo objetivo principal é ensinar sobre algum tema específico. Eles são projetados para desempenhar um papel educativo no desenvolvimento infantil. Embora toda brincadeira ou jogo possa ensinar sobre muitos aspectos importantes sobre a vida, os jogos educativos possuem esse objetivo como principal norte.

As brincadeiras também são capazes de gerar conexão emocional e cuidado em relação ao outro. Um dos melhores exemplos são as brincadeiras de boneca. Esse tipo de atividade estimula a criança a desenvolver narrativas, a imaginar e a respeitar ao próximo. Vestir bonecas pode parecer um ato simples e infantil, mas ativa uma série de comportamentos, como o fato de aprender a cuidar de si próprio.

Com certeza você já ouviu falar das bonecas Baby Alive. Elas se tornaram febre no mercado por simularem a vida cotidiana de um bebê de forma extremamente realista. Por isso, as crianças precisam dar comida, trocar fralda, entre outras atividades. Esse senso de preocupação e cuidado gera empatia e desencadeia sentimentos e atitudes importantes para o desenvolvimento infantil.

Seja no caso da criação de estratégias e de solucionar problemas, como acontece com os jogos educativos, ou no ato de brincar livremente e desenvolver habilidades cognitivas, físicas e socioemocionais, fica claro que as brincadeiras são importantes instrumentos de desenvolvimento. Por este motivo, devem ser incentivadas desde o princípio pela família, com atividades ao ar livre, jogos educativos, e, porque não, por meio da tecnologia, sempre respeitando limites de uso dos dispositivos eletrônicos.

Fonte: Divulgação