Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca recebe exposição sobre escotismo

Biblioteca recebe exposição sobre escotismo

segunda, 17 de dezembro de 2012
Categoria: noticia

A Biblioteca Pública Municipal  Pedro Viriato Parigot de Souza, recebe a partir de segunda-feira (17) uma exposição organizada pelo grupo de escoteiros Verde Vale, em comemoração ao seu aniversário de 35 anos. A exposição reúne textos e fotos, e explica sobre os valores e a história que compõe o escotismo. A visitação é livre e indicada para todas as idades.

O chefe Osório Baggio, que pratica o escotismo há 45 anos, informou o que a exposição vai abordar. ?Nós colocamos a disposição do público, informações sobre a história do escotismo, desde o princípio. Aqui em Londrina ele começou a se desenvolver na década de 30. Toda história do nosso grupo está retratada, além de explicarmos também o funcionamento do grupo.?

Baggio contou que ao longo dos anos, centenas de pessoas já passaram pelo Verde Vale. ?Tivemos inúmeros participantes. Hoje contamos com cerca de 30 adultos entre chefes e diretoria, e mais 130 jovens, distribuídos nas nossas turmas de lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. Temos trabalhos diferenciados para cada faixa etária.?

De acordo com o chefe, a turma de lobinhos vai dos sete aos 11 anos e trabalha muito com a fantasia, utilizando histórias tradicionais dos escoteiros para fazer analogia ao cotidiano. Dos 11 aos 15 são os escoteiros, e já é vista a questão da honra, noções de acampamento, civismo e moralidade. Dos 15 aos 18 é a turma sênior e eles partem para a aventura, exploração e enfrentamento de desafios, e por fim dos 18 aos 21 os pioneiros realizam um trabalho voltado para a comunidade.

O grupo Verde Vale foi fundado em 17 de dezembro de 1.977. A exposição deve ficar até o final de dezembro disponível para visitação na Biblioteca, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413. O local está aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Fonte: N.Com