Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca Pública recebe exposição “Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade” Biblioteca Pública recebe exposição “Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade”

Biblioteca Pública recebe exposição “Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade”

Thursday, 11 de May de 2017
Categoria:

Produção traz exposição de telas e mostra do livro homônimo da professora Maria Elena Bonsanino; visitação vai até 31 de maio

Biblioteca Pública recebe exposição “Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade” - LondrinaTur

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza abriu, nesta quarta-feira (10), a exposição "Mulheres de Londrina – Pilares de uma cidade", com telas do artista plástico Carlos Alberto Ruiz e a divulgação do livro homônimo de autoria da professora londrinense Maria Elena Bonsanino.

O espaço está montado na Sala José Antônio Teodoro, que fica no segundo andar da biblioteca, localizada na Rua Rio de Janeiro, 413, centro. O público poderá visitar a mostra até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. Para tirar dúvidas e obter mais informações o telefone é o 3371-6500.

A exposição apresenta retratos de 33 mulheres que contribuíram na formação da cidade de Londrina desde a década de 1930. Elas estão presentes como personagens da obra literária de Maria Elena, 68 anos, professora aposentada da rede estadual de educação desde 1997. A publicação foi lançada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 2017.

De dona de casa à artista, a obra traz à tona histórias pessoais que refletem o protagonismo feminino em diferentes áreas de atuação, tendo como ‘pano de fundo’ a influência histórica da imigração italiana, japonesa, portuguesa, libanesa e alemã dentro desse contexto. A publicação tem fotos inéditas em cada capítulo, além da reprodução dos retratos das personagens produzidos por Carlos Alberto Ruiz (primo da autora), sob consultoria técnica e artística de Saide Maruch. A obra “Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade” é resultado de três anos de dedicação, baseando-se principalmente em pesquisa oral, por amostragem.

De acordo com a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, a intenção do Município é tornar as bibliotecas espaços mais ativos, democráticos e próximos da comunidade, com a promoção de atividades que estimulem a participação das pessoas e contemplem diferentes segmentos artísticos e culturais, exercendo, assim, seu papel social. “Queremos fortalecer nossa atuação para reverter a realidade histórica de crise e desafios que as bibliotecas, não só aqui, mas em todo o Brasil, sempre enfrentaram, trazendo uma nova configuração para esses espaços. Uma das formas de aproximar o público é valorizar a produção cultural e artística de Londrina”, comentou.

Fonte: N.Com