Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos

Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos

Wednesday, 30 de March de 2011

A Biblioteca Pública Municipal comemora 60 anos só em setembro, mas os preparativos já começam nesta quinta-feira (31). Saraus, eventos literários, oficinas e outros eventos recheiam a programação de aniversário da instituição até outubro.

A novidade está na abertura oficial da exposição ?60 anos da Biblioteca Pública Municipal: logomarca comemorativa?, a partir das 19h30, da quinta-feira (31) na própria instituição (avenida Rio de Janeiro, 1278) e que permanece aberta ao público até o dia 30 de abril.

Ao todo, 10 banners com imagens e textos explicando a transformação da biblioteca estarão expostas. A ação é fruto de seis meses de discussão entre funcionários da instituição e estagiários da Secretaria Municipal de Cultura.

O design do selo comemorativo foi concluído pelos estudantes. O trabalho contou ainda com o apoio da historiadora Lucinéia Chamorro e do curador Rodolfo Willamovius. ?Fizemos um apanhado didático para que as próximas gerações utilizem o modelo?, disse o diretor de Bibliotecas da Secretara Municipal de Cultura, Rovilson Silva.

O diretor argumentou que a logomarca é uma representação ao papel desempenhado pela biblioteca em 60 anos. ?O símbolo carrega a história e a importância de Londrina ter um local adequado para a leitura e outros segmentos artísticos. Proposta que tem ganhado força com o apoio do prefeito Barbosa Neto?, comentou.

O Recado dos Livros

Depois de um intervalo de dois anos, o projeto ?O Recado dos Livros? volta a contribuir para a formação de mais leitores londrinense. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2011, a ação foi idealizada pela jornalista e produtora cultural Cláudia Silva em 2006.

?A literatura é um ambiente que sempre frequentei com muito prazer, até apoiada pelos próprios pais. O Recado dos Livros tem o objetivo de incentivar e disseminar a importância do livro na vida de uma pessoa, sem restrição alguma de faixa etária?, afirmou a jornalista.

O escritor londrinense Domingos Pellegrini, consagrado com o Prêmio Jabuti, maior premiação da literatura brasileira, dá o pontapé inicial no projeto com a palestra ?Saques e Toques ? Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar?, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal. O haicai, modelo poético muito difundido na colônia japonesa, foi o método literário escolhido por Pellegrini para aprofundar a temática com todos os presentes.

Em 2011, ?O Recado dos Livros? também vai contar com a participação do escritor e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça, com o jornalista e historiador Tony Hara e com uma oficina de poesia com o autor Rodrigo Garcia Lopes. 

Fonte: N. Com. PML

Mais detalhes:

Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos Data: 31 de março de 2011 Horario: a partir das 19h30 Local: Biblioteca Pública Municipal - Avenida Rio de Janeiro, 1278