Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos

quarta, 30 de março de 2011

A Biblioteca Pública Municipal comemora 60 anos só em setembro, mas os preparativos já começam nesta quinta-feira (31). Saraus, eventos literários, oficinas e outros eventos recheiam a programação de aniversário da instituição até outubro.

A novidade está na abertura oficial da exposição ?60 anos da Biblioteca Pública Municipal: logomarca comemorativa?, a partir das 19h30, da quinta-feira (31) na própria instituição (avenida Rio de Janeiro, 1278) e que permanece aberta ao público até o dia 30 de abril.

Ao todo, 10 banners com imagens e textos explicando a transformação da biblioteca estarão expostas. A ação é fruto de seis meses de discussão entre funcionários da instituição e estagiários da Secretaria Municipal de Cultura.

O design do selo comemorativo foi concluído pelos estudantes. O trabalho contou ainda com o apoio da historiadora Lucinéia Chamorro e do curador Rodolfo Willamovius. ?Fizemos um apanhado didático para que as próximas gerações utilizem o modelo?, disse o diretor de Bibliotecas da Secretara Municipal de Cultura, Rovilson Silva.

O diretor argumentou que a logomarca é uma representação ao papel desempenhado pela biblioteca em 60 anos. ?O símbolo carrega a história e a importância de Londrina ter um local adequado para a leitura e outros segmentos artísticos. Proposta que tem ganhado força com o apoio do prefeito Barbosa Neto?, comentou.

O Recado dos Livros

Depois de um intervalo de dois anos, o projeto ?O Recado dos Livros? volta a contribuir para a formação de mais leitores londrinense. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2011, a ação foi idealizada pela jornalista e produtora cultural Cláudia Silva em 2006.

?A literatura é um ambiente que sempre frequentei com muito prazer, até apoiada pelos próprios pais. O Recado dos Livros tem o objetivo de incentivar e disseminar a importância do livro na vida de uma pessoa, sem restrição alguma de faixa etária?, afirmou a jornalista.

O escritor londrinense Domingos Pellegrini, consagrado com o Prêmio Jabuti, maior premiação da literatura brasileira, dá o pontapé inicial no projeto com a palestra ?Saques e Toques ? Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar?, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal. O haicai, modelo poético muito difundido na colônia japonesa, foi o método literário escolhido por Pellegrini para aprofundar a temática com todos os presentes.

Em 2011, ?O Recado dos Livros? também vai contar com a participação do escritor e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça, com o jornalista e historiador Tony Hara e com uma oficina de poesia com o autor Rodrigo Garcia Lopes. 

Fonte: N. Com. PML

Mais detalhes:

Biblioteca Pública lança selo comemorativo de 60 anos Data: 31 de março de 2011 Horario: a partir das 19h30 Local: Biblioteca Pública Municipal - Avenida Rio de Janeiro, 1278