Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca Pública de Londrina é entregue após reforma Biblioteca Pública de Londrina é entregue após reforma

Biblioteca Pública de Londrina é entregue após reforma

Friday, 29 de May de 2020

Local ganhou nova cobertura, pintura geral na área externa, revitalização de calçada e adequações para acessibilidade

Foto: Vivian Honorato

Com diversas melhorias e adequações estruturais, proporcionando mais segurança, acessibilidade e conforto a seus frequentadores, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza teve sua reforma finalizada e entregue à Secretaria Municipal de Cultura. O prédio, que é ponto importante e tradicional na história de Londrina, não passava por intervenções deste porte há mais de 20 anos. Agora, o público poderá ter acesso a um local mais atrativo e propício para realizar suas atividades de leitura, estudos e trabalhos, favorecendo também o ambiente para os eventos que ocorrem lá.

As reformas no prédio, iniciadas em 2019, contemplaram a substituição completa dos telhados, reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água, que solucionam um antigo problema de goteiras e vazamentos que afetava o espaço quando chovia. Toda a área externa recebeu pintura nova, dando aparência renovada ao espaço, como um todo, e valorizando a beleza da fachada principal, com acesso pela avenida Rio de Janeiro.

Foto: Vivian Honorato

As calçadas que passam em frente ao prédio, por onde caminham milhares de pessoas todos os dias, foram revitalizadas. O piso foi totalmente trocado, mantendo as pedras de pequeno pavimento em petit-pavê, conforme o padrão histórico da paisagem original.

Também houve adequações em pontos de acessibilidade na entrada do prédio, com instalação de nova rampa, corrimãos e estruturas de contenção (guarda-corpos), além de troca da iluminação. “A entrada do prédio ganhou vida nova, em uma das regiões mais frequentadas da área central de Londrina. Os pedestres e frequentadores da Biblioteca Pública contam agora com melhores condições de caminhabilidade e acesso. Há muitos anos o prédio não recebia uma reforma significativa como essa, que valoriza, ainda mais esta importante área pública do município”, pontuou o secretário de Cultura, Caio Cesaro.

Além de todos os serviços de melhoria possibilitados pelas obras, uma equipe própria da Secretaria Municipal de Cultura vem desenvolvendo outras melhorias na parte interna da biblioteca. Está sendo feita a pintura de vários pontos, com alguns já concluídos, serviços de manutenção e modernização da iluminação com instalação de luminárias LED, para melhorar a visibilidade dos ambientes.

Atualmente, a Biblioteca é composta por diferentes espaços para estudo e um grande acervo, com cerca de 90 a 100 mil itens, entre livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consultas e estudos no local. Com a suspensão dos atendimentos presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus, outras atividades desta e de outras bibliotecas municipais estão sendo realizadas e divulgadas na nova página Bibliotecas Públicas de Londrina no Facebook. Ali, é possível encontrar informações sobre ações que estão adaptadas para a realidade virtual, com dicas de leituras, resenhas de livros, sugestões de obras para download, sites que disponibilizam materiais educativos, brincadeiras para se fazer em casa com as crianças, poemas, poesias, gibis, livros e materiais que podem ser acessados digitalmente, cursos abertos ao público e consultas ao acervo das Bibliotecas Municipais de forma on-line.

Também estão mantidos os atendimentos pelos telefones 3371-6500 e 3371-6501, ou pelo e-mail [email protected] No local, também são realizados eventos culturais e artísticos como exposições, debates, palestras e outros projetos. Sua área externa também recebe vários campeonatos de xadrez, reunindo competidores de Londrina e outras cidades.

Foto: Vivian Honorato

Tombamento e história– Além da reforma finalizada, o edifício da Biblioteca Pública será tombado, oficialmente, como patrimônio histórico e cultural de Londrina, ao ser inscrito no Livro do Tombo Municipal. Isso ocorrerá nesta sexta-feira (29), às 15 horas, quando o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, realizam uma visita ao prédio para oficializar a entrega da obra e fazer a assinatura que consolida o tombamento deste patrimônio. O tombamento do edifício é viabilizado pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina (nº 11.188, de 2011).

De acordo com a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, Solange Batigliana, a Biblioteca Pública ocupa, desde de meados dos anos 80, o prédio onde antes funcionava o antigo Fórum de Londrina, que foi desocupado e concedido pelo governo estadual ao Município. “Trata-se de um prédio com muita tradição e que caminha junto com a história da cidade. Na época em que foi construído, nos anos 50, era considerada uma construção monumental e serviu de casa para um prédio público imponente como era o Fórum. Depois, teve seu uso repaginado para sediar a Biblioteca, que permanece de pé. O tombamento como patrimônio cultural chancela a importância da conservação da memória junto a atual geração e as próximas”, destacou.

Caio Cesaro disse que o tombamento do prédio é uma conquista que traz um reconhecimento significativo ao local. “O pedido do projeto foi uma iniciativa do prefeito Marcelo Belinati, que incentivou muito essa ação. O trabalho contou com empenho intenso e extenso da nossa Diretoria de Patrimônio e também do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPAC)”, completou.

A Biblioteca Pública Municipal foi oficialmente inaugurada no dia 4 de setembro de 1951, em outro endereço, no mesmo edifício que abrigava o Paço Municipal, situado na Rua Santa Catarina. Já em 1970, devido ao aumento expressivo de usuários, a biblioteca foi transferida para o prédio da antiga Casa da Criança, na Praça Primeiro de Maio, onde hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O nome “Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza” foi dado à Biblioteca Pública no ano de 1974, em homenagem ao ex-governador do Paraná. No início da década de 80, o prédio do antigo Fórum de Londrina foi desocupado e viria a abrigar a nova sede da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, cedida pelo governo estadual. A mudança ocorreu em 1984 e proporcionou um espaço mais amplo, com a criação também da Biblioteca Infantil e do Teatro Zaqueu de Melo, anexados. E é neste mesmo local, na avenida Rio de Janeiro 413, onde permanece instalada a biblioteca até os dias atuais.

Fonte: N.Com