Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saiba como o BCAA auxilia nos treinos de longa duração

Saiba como o BCAA auxilia nos treinos de longa duração

quinta, 20 de setembro de 2018
Categoria

Suplemento ajuda na hipertrofia e na recuperação muscular

O BCAA é um dos suplementos mais utilizados por esportistas em treinos de alta intensidade. Ele reúne três aminoácidos essenciais ao organismo, ou seja, que não são produzidos naturalmente pelo corpo: leucina, valina e isoleucina, que correspondem a cerca de 35% da quantidade total de aminoácidos presente nos músculos.

O consumo desses aminoácidos é benéfico para os treinos de alta intensidade, já que ajuda no ganho de massa muscular e reduz a fadiga. Esse processo é feito por meio da síntese de proteínas. Durante os exercícios de alto impacto, o corpo entra em estado catabólico. Sem nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, o organismo passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda por energia.

Quando o indivíduo consome BCAA, há diversos ganhos relacionados com a prática de atividades físicas de alta intensidade. O corpo obtém mais energia, há melhora na capacidade de recuperação muscular e redução da fadiga. Nos anos 1980, pesquisas feitas por Eric Newsholme mostraram que o consumo desses aminoácidos eleva os níveis do neurotransmissor serotonina, que regula, entre outras funções, o humor, sono, apetite e ritmo cardíaco. Com isso, o indivíduo tem mais disposição para as atividades de modo geral, melhoras no bem-estar e redução da fadiga.

A reposição dos aminoácidos também é essencial para o metabolismo corporal, principalmente para o sistema imunológico. Pesquisas mostram que a prática de exercícios de alta intensidade está relacionada à temporária imunossupressão, ou seja, depressão nos níveis de aminoácidos essenciais, diminuindo a quantidade de células de defesa importantes para o organismo, como macrófagos, neutrófilos e linfócitos.

BCAA, um dos suplementos mais utilizados por esportistas em treinos de alta intensidade

Foto: Divulgação

O BCAA é um suplemento benéfico no pós-treino, já que auxilia a síntese proteica, além de recuperar e aumentar o músculo. Por causa desses atributos, é um produto muito procurado por fisiculturistas e atletas que desejam promover a hipertrofia muscular. Apesar dos benefícios, alguns grupos devem evitar o consumo do suplemento. Um nutricionista sempre deve ser consultado antes do uso desse tipo de produto. Ele é o profissional indicado para dizer se você realmente precisa do suplemento alimentar e qual a quantidade ideal de acordo com suas necessidades.

Crianças, idosos ou portadores de síndromes e patologias sem diagnóstico preciso devem evitar o uso; mulheres grávidas ou que estão tentando ter um bebê também não devem consumir aminoácidos na forma sintetizada.

Fonte: Divulgação

(Clique aqui para acessar a página de Saúde e Beleza)