Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe

Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe

Tuesday, 07 de May de 2019

Para alcançar um número maior de pessoas imunizadas contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no sábado (4), o Dia D de vacinação. Na ocasião, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto da área urbana quanto dos distritos, ficaram abertas das 8 às 17 horas com atendimento exclusivo para vacinação. O balanço preliminar apontou que, somente no sábado, foram aplicadas 17.151 doses contra a gripe.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o resultado obtido com a abertura das UBSs no sábado foi extremamente positivo. “Esse foi o melhor Dia D de vacinação dos últimos anos. Agradeço o apoio e empenho dos nossos servidores que, em um sábado, se dispuseram a atender nossa população. Essas mais de 17 mil doses de vacina contra a gripe serão fundamentais para que a gente alcance nossa meta ao término da campanha”, frisou.

Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe

Foto: Vivian Honorato

Podem ser vacinados contra influenza, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias (puérperas), crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, trabalhadores da área da saúde, profissionais das forças de segurança, professores em atividade e população indígena. Também tem direito à vacina gratuita os pacientes com doenças crônicas ou demais condições clínicas que possuam indicação médica para receber a imunização. As doses são fornecidas de segunda a sexta-feira nas UBSs, e são a melhor forma de prevenção contra ocorrências graves da doença.

Durante o Dia D, a cobertura da vacina também chegou aos pacientes atendidos pelas equipes domiciliares de Saúde da Família. “Neste sábado foi possível aplicar várias vacinas em domicílio, ou seja, destacamos em cada unidade uma equipe que pudesse ir à casa dos pacientes acamados, e que não possuem condições de ir até a UBS. Levamos as doses para serem aplicadas também nas casas de repouso e instituições de longa permanência para idosos, demonstrando nossa preocupação com a cobertura adequada da vacina”, enfatizou Machado.

Dados – A vacina contra a gripe fornecida na rede municipal de Saúde protege contra os três tipos de vírus mais comuns da gripe, dentre os que estão em circulação no país. Em Londrina, o total de pacientes com direito a receber a imunização é de aproximadamente 168 mil, e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% desse público-alvo.

Até o momento, já foram vacinadas pouco mais de 78 mil pessoas na cidade. O grupo com maior procura pela imunização contra a gripe é de idosos, com 40.927 doses aplicadas, correspondendo a 62,37% do total estimado para esta população, seguido das gestantes, com 2.557 mulheres vacinadas, o que representa 48,62% do público-alvo. Já os grupos prioritários com menor cobertura são os trabalhadores da área da saúde, com 23,96% de imunizados dentre esta população, e os professores, com imunização em apenas 32,96% do total previsto.

O secretário municipal de Saúde destacou que o grupo das crianças, com idade de seis meses a menores de seis anos, também está abaixo da meta de vacinação. O balanço aponta que foram imunizadas 15.586 crianças, número que representa cerca de 43% da população total. “Esperamos que a população se conscientize. Ainda estamos longe de atingir a meta de 90%, e reforçamos que todos dos grupos prioritários busquem sua UBS até o dia 31 de maio, que é o prazo final da campanha. Em especial, que os pais, mães e responsáveis levem seus filhos menores de seis anos, pois a cobertura entre crianças está baixa e eles são um público vulnerável, muito suscetível à exposição do vírus influenza, e vacinar é um ato de amor. No Paraná já tivemos um óbito por conta da gripe, então precisamos nos antecipar, precaver e buscar a vacinação”, reforçou.

Fonte: Prefeitura de Londrina