Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Autódromo de Londrina agora abriga Centro de Formação Profissional Automotivo

Autódromo de Londrina agora abriga Centro de Formação Profissional Automotivo

sexta, 02 de setembro de 2011

A prefeitura de Londrina lançou nesta semana o Centro de Formação Profissional Automotivo, voltado para a formação profissionalizante de jovens em vulnerabilidade social e pessoal, de 14 a 24 anos, provenientes de bairros periféricos e de famílias de baixa renda.

O Centro vai ofertar o curso profissionalizante em mecânica, com dois anos de duração. A primeira etapa atenderá 45 jovens divididos em três turmas. Os alunos terão aulas teóricas e práticas, no período da manhã, no Autódromo Ayrton Senna.

A metodologia e certificação profissional, do curso, é a mesma adotada pelo SENAI e, no final do curso, os jovens estarão prontos para serem todos inseridos no mercado formal de trabalho, pois o curso cumpre as diretrizes e etapas do Plano Nacional de Qualificação-PNQ do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os jovens interessados em se inscreverem para participar do curso devem procurar, a partir de segunda-feira (5), a Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (SINE), munidos dos documentos pessoais.

Após o início do curso, o SINE atuará no acompanhamento e monitoramento do curso assim como na inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho. Além do SINE, o Centro de Formação conta com a parceria da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) que doou os boxes e salas para a instalação do projeto, do SENAI que oferecerá a metodologia e a certificação e da Secretaria de Educação cedendo profissionais e equipamentos.

Centro de Formação Profissional Automotivo

O curso servirá para oferecer uma mão-de-obra qualificada ao mercado de trabalho através de uma qualificação profissional estruturada em uma concepção de construção social, envolvendo conhecimentos não apenas técnico, mas também social.

O Centro de Formação inclui-se no modelo de desenvolvimento adotado por Londrina que incentiva a participação de organizações sindicais e de classe e o diálogo como forma de conquistar direitos. É também uma forma de garantir um espaço participativo contribuindo para a democratização da educação.

A área de mecânica de automóveis, apesar de ser uma profissão antiga, ainda há falta de mão-de-obra qualificada. Apesar de Londrina ter conquistado ano passado saldo recorde na geração de emprego, a cidade tem, de um lado, trabalhadores desempregados em busca de uma colocação no mercado de trabalho e, de outro, empresas de setores dinâmicos que não conseguem trabalhadores qualificados para seus quadros de funcionários.

Fonte: N.Com.