Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Atletas amadores devem consumir suplementos?

Atletas amadores devem consumir suplementos?

segunda, 26 de março de 2018
Categoria

Suplementação é indicada para adequar uma dieta insuficiente no fornecimento de nutrientes ou para ter ainda melhor rendimento esportivo

Pessoas que praticam esportes de alto rendimento muitas vezes consomem suplementos para ter mais desempenho durante os treinos. Esses produtos oferecidos pelo mercado nada mais são do que nutrientes produzidos ou não pelo corpo em quantidades concentradas. São totalmente seguros e autorizados, diferentemente dos anabolizantes, que podem causar prejuízos irreversíveis ao corpo e são proibidos. A dúvida, portanto, é se os atletas amadores também precisam de suplementação.

Uma alimentação balanceada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e minerais, é essencial para qualquer pessoa, independentemente da prática de esporte. Para atletas amadores, não é diferente. A suplementação, no entanto, pode ajudar nesse processo. É necessário consultar um nutricionista antes da utilização desses complementos nutricionais. Cada pessoa possui uma rotina, um metabolismo e um estilo de vida, e será esse profissional o responsável por indicar e autorizar a utilização de algum suplemento.

Diogo Círico, nutricionista esportivo, diz que os suplementos podem ser consumidos em duas situações: adequar uma dieta insuficiente no fornecimento de nutrientes ao indivíduo ou usar suplementos específicos para ter ainda melhor rendimento esportivo mesmo já tendo uma dieta adequada.

Na primeira situação, o nutricionista dá o exemplo de um adolescente que faz poucas refeições ao dia e, nestas refeições, não há grande quantidade de alimentos de boa qualidade. Nesse caso, ele precisará consumir multivitamínico, ácidos graxos essenciais e proteínas, além de outros nutrientes deficientes para fornecer o mínimo necessário ao organismo.

Na segunda situação, o exemplo é de um adolescente que faz seis refeições diárias com alimentos de boa qualidade, sendo que ele compete natação de forma amadora e possui uma rotina de treino pesada. Mesmo que a alimentação supra todas as necessidades do seu corpo, ele pode utilizar alguns suplementos para potencializar seu desempenho. “Este jovem poderia, por exemplo, usar BCAA para prevenir ou retardar o aparecimento da fadiga ou uma combinação de whey protein com glutamina no final dos treinos para ter melhor resposta de recuperação”, explica Diogo.

As características do indivíduo e suas necessidades definem o melhor suplemento a ser utilizado, que, como já mencionado, deve passar por uma análise profissional. Apesar disso, a indústria vende os suplementos, geralmente, classificando-os de acordo com os objetivos. Para facilitar, vamos utilizar esse método. Abaixo, confira uma lista dos suplementos mais conhecidos de acordo com Diogo:

Hipertrofia Muscular

– Whey protein: fonte de proteínas de alto valor biológico, ajuda na reparação dos tecidos e inicia os processos de reconstrução das proteínas lesadas durante o treino e também a construção de novas proteínas musculares.

– Creatina: melhor suplemento do mercado para aumento de volume e força muscular.

– Leucina: dos 20 aminoácidos que podemos encontrar nos alimentos, este é o melhor quando se fala em retardo da fadiga e melhora da recuperação muscular.

– BCAA: ajuda fortalecendo o sistema imunológico e, pelo fato de conter leucina, também ajuda no retardo da fadiga e desempenho atlético.

– Glutamina: estimula o sistema imunológico, previne overtraining e evita infecções oportunistas e o catabolismo muscular.

Redução de gorduras

– Termogênicos : aumentam a demanda de energia do organismo e potencializam a redução de gorduras.

– Multivitamínico: fornece micronutrientes indispensáveis tanto para saúde quanto para o desempenho atlético.

– Óleo de peixe: ajuda no combate à inflamação dos músculos .

– Whey protein: fonte de proteínas de alto valor biológico, ajuda na reparação dos tecidos e inicia os processos de reconstrução das proteínas lesadas durante o treino e também a construção de novas proteínas musculares. É bem-vindo tanto em dietas para a melhora da saúde como para o aumento de massa muscular ou a redução de gorduras.

Aumento do desempenho atlético em endurance

– Arginina: aumenta a vascularização, melhora a nutrição dos tecidos periféricos e ajuda no retardo da fadiga em exercícios de longa duração.

– Beta-alanina: este nutriente previne a fadiga muscular através da regulação do pH muscular.

– Maltodextrina: fornece energia para realização dos treinos e competições.

– BCAA: tem efeito anticatabólico, reduz sensação de cansaço e fadiga.

Fonte: Divulgação