Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina inicia 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher

Londrina inicia 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher

segunda, 23 de novembro de 2020

Ações integram movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países; atividades são gratuitas e abertas a todos

De hoje, 20, até o dia 10 de dezembro, a Prefeitura de Londrina promoverá ações de conscientização sobre a garantia e defesa dos direitos das mulheres. Diversos eventos como palestras, cursos, rodas de conversa, lançamento de livro e encontro com profissionais atuantes na área serão realizados em alusão à campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O objetivo é mobilizar a população e as organizações que atuam na área sobre a importância do engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Por isso, a campanha engloba o dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20); o dia 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres; e termina no dia 10 de dezembro, ocasião em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a campanha promoverá importantes discussões sobre a violência contra a mulher, mostrará quais são as políticas públicas existentes em Londrina e divulgará os serviços disponíveis para o atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar. “Precisamos conscientizar a sociedade, inclusive os homens agressores, para que eles entendam o que é violência contra a mulher, masculinidade tóxica e quais são as formas saudáveis de se resolver os conflitos. Tudo isso é importante para a mudança de comportamento que tanto queremos para a nossa sociedade”, ressaltou Liange.

Todas as atividades deste ano serão transmitidas gratuitamente pela internet, por meio das redes sociais e das plataformas Google Meet e Zoom. Os eventos serão abertos a todos os interessados. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, a integração de vários órgãos do poder público com o Conselho Municipal e a sociedade civil é primordial para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, pois são elas que ajudam a garantir a efetivação dos direitos femininos.

“Infelizmente, ainda em 2020, a violência contra a mulher é uma das principais pautas que precisa ser trabalhada. Isso é ainda mais importante durante a pandemia, pois muitos homens acham que a mulher é sua propriedade e que podem bater nela, humilhar e agirem como se fossem seus donos. Além disso, outra pauta que não pode ser esquecida é a violência social, aquela que exclui a mulher dos espaços no mercado de trabalho, no poder e na economia”, lembrou Rosalina.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem o objetivo de defender os direitos humanos das mulheres, visando assegurar o exercício pleno de sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. É um órgão ativo na elaboração de planos municipais e transversais, assim como na implementação da rede de enfrentamento à violência.

Programação – Durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura de Londrina realizará diversas ações. Confira o cronograma da campanha na cidade: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=86339

N.com