Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Atividades presenciais marcam o 17º LONDRIX Atividades presenciais marcam o 17º LONDRIX

Atividades presenciais marcam o 17º LONDRIX

Friday, 06 de May de 2022
Categoria:

Lucas Turino

Patrocinado pelo PROMIC, o Festival Literário de Londrina prossegue até dia 15 de maio. Haverá debates, lançamentos de livro, oficinas, exposição, mostra de vídeos, performances e shows

O alinhamento poético em versos e prosas, o pensar e o falar de escritores, oficinas, vídeos, shows, performances artísticas, enfim, as diversas formas democráticas do exercício da palavra irão contornar a programação do 17º Festival Literário de Londrina, o LONDRIX.

Que terá, na edição de 2022, a ser realizada entre os dias 9 e 15 de maio, um grande atrativo: a presença do público. A maioria das atividades será desenvolvida no Museu Histórico de Londrina/Padre Carlos Weiss (Rua Benjamim Constant, 900, com acesso ´pela Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Urbano). Entrada franca.  A produção frisa que serão respeitadas as orientações sanitárias vigentes atualmente.

Trata-se de um acontecimento importantíssimo, já que todas as ações que tenham em seu cerno o incentivo à leitura, devam ser destacadas, de acordo com Chris Vianna, reconhecida produtora cultural e diretora do Festival Literário de Londrina.

“Honrados estamos em poder novamente recepcionar pessoas de todas as idades interessadas nas atividades do LONDRIX, que, a cada edição, amplia a reverberação como um dos mais importantes eventos literários do Brasil e cumpre com a missão de debater questões pertinentes à literatura, lembra ainda que fomenta toda cadeia do livro”.  

O LONDRIX/ 2022 teve curadoria de Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak. O Festival Literário de Londrina/LONDRIX tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), através da aprovação do projeto nº 21.116.

A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O evento conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina, via Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de Londrina.

Por conta da Covid-19, a edição anterior foi formatada remotamente, através das redes sociais do Festival. A reaproximação direta com o público é há muito tempo aguardada.

A diretora do evento literário, Chris Vianna, acrescenta: “O LONDRIX cumpre a missão de ampliar a formação de leitores. Além da semana com a programação incrível, depois continua com Sarauzinho em Escolas Municipais, Debate em Escolas do Ensino Médio e o Curso Encantamentos Poéticos em Parceria com a Secretaria do Idoso. O Festival fomenta, inclusive, a cadeia produtiva do livro que, em tempos de pandemia, movimentou ferramentas virtuais”

CERIMÔNIA DE ABERTURA E PRIMEIRO DEBATE

A diretora do Festival Literário de Londrina – Londrix, Chris Vianna, irá conduzir a cerimônia de abertura nesta segunda-feira (9), às 19 horas. Representantes e autoridades ligadas à área cultural confirmaram presença. Entre eles, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.

Segundo o titular da pasta da Cultura, é uma satisfação muito grande saber que a 17ª edição do Londrix abre a temporada dos festivais em Londrina, de forma surpreendente. “Depois de dois anos, com a comunidade cultural se adaptando ao modelo híbrido, é uma alegria saber que o Festival Literário será realizado presencialmente. Afinal, a literatura, além da arte da descoberta, é a arte do encontro”, analisa Pellegrini.

A programação oficial será iniciada com o debate “ Palavras em Ação”, em que o escritor Danilo Neiva, o ator Lucas Turino e o dramaturgo Luan Valero irão abordar as relações estabelecidas entre literatura e teatro.

Aberta ao público, a conversa acontece após a abertura do evento literário, no Museu Histórico de Londrina. A mediação ficará a cargo de Marina Stuchi, escritora e doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Na sequência, haverá o lançamento do livro “Meu Amor é um Picles Passado”, do escritor Vinicius Comoti, paulistano radicado em Curitiba.

BREVES BIOGRAFIAS DOS DEBATEDORES DA ABERTURA

Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor. Bacharel em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina, em 2017. Atualmente integra a dupla Ítalo Banda que pesquisa a comédia física. Ele dirige e é responsável pela dramaturgia do espetáculo- solo “Café Prum Santo”, de Nathan Stuchi, além de apresentar a performance como palhaço, “Paixonetices de um Galalau”. Desde 2019, vem se dedicando mais à paixão pela literatura, tendo poemas publicados nas coletâneas “Novos Poetas Londrinenses 2022” (projeto do LONDRIX) e “O Som da Chuva”, projeto nacional da editora Tenha Livros. Em 2021 lançou seu primeiro livro, a novela de terror “Cão Preto”, em formato de e-book, pela plataforma KDP da Amazon.

Luan Valero nasceu na zona norte de Londrina, em 1991. Aos 13 anos, ele começou a fazer teatro em um projeto social e, dois anos depois, passou a estudar na Escola Municipal de Teatro de Londrina/FUNCART, onde se formou em 2007. Em 2008, com o Grupo Casca, encenou “de Novo”, espetáculo criado a partir de seu primeiro texto. Em 2009 passou a integrar o Núcleo Ás de Paus, para o qual escreveu A Pereira da Tia Miséria, cuja montagem, ainda em cartaz, integrou a programação dos principais festivais de teatro do Brasil. Desde então, escreve para projetos, companhias e artistas independentes de Londrina e de outras cidades. Ao todo, já foram encenadas 10 peças. Além de dramaturgo, Valero é ator, diretor e professor de teatro. Seus trabalhos mais recentes são: “O Vesseiro de Mavi” (em cartaz pela Cia Emaranhado. São Paulo, desde 2020); “Sal” (Série teatral/audiovisual da Cia Boi. Londrina); “O Clara” escrito em comemoração aos 25 anos da FUNCART) e “Colônia” (projeto de criação textual e publicação, executado a partir do edital “Dramaturgias em processo” do TUSP, de São Paulo, em 2022).

Lucas Turino é ator e palhaço na companhia de teatro e circo “Os Palhaços de Rua”, de Londrina. É autor do livro “Faroeste Paulista” (2021). Atualmente também exerce a função de roteirista, interprete e editor de áudio no podcast literário “Sarau do Conto Surreal”, que semanalmente apresenta uma contação de histórias gratuita no Youtube e nas plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast, entre outros).

CONVIDADOS LOCAIS E NACIONAIS

LONDRINENSES

Danilo Neiva, Eduardo Baccarin, Felipe Melhado, Jardel Dias, Luan Valero, Lucas Turino, Maurício Arruda Mendonça e Pablo Blanco.

NACIONAIS

Cida Pedrosa, Cristiane Sobral, Joca Reiners Terron, Luis Felipe Leprevost, Luna Vitrolira e Paulo Scott.

UM DEDO DE PROSA

Irmãs de Palavra, Jackie Rodrigues, Mário Fragoso, Marco Fabiane e Moacyr Medri

OFICINAS

INFANTIL/ LITERATURA DE CORDEL – Com João Marcos Brandet, professor pesquisador e também neurocientista e fisioterapeuta. A atividade propõe um olhar infantil e inclusivo pela literatura de cordel. Ou seja, as crianças serão estimuladas à criação e à interpretação de poemas de cordel, utilizando a língua portuguesa, língua brasileira de sinais ou outra forma de expressão.

Para isso, os participantes terão uma aula em que serão instruídas sobre as características deste gênero literário popular. Ao final da atividade, todos os poemas serão reunidos em um livro, que será disponibilizado de forma gratuita pelo docente.

A oficina é destinada à faixa etária entre 6 e 12 anos de idade. Inscrições gratuitas através do e-mail: [email protected]

PARA PROFESSORES/ “SENTIMENTÁRIO” – Com a escritora Marina Miyazaki. A partir da leitura do breve texto “Palavras, Perfumes e Sentimentos”, de autoria de Marina Miyazaki, os participantes assistirão, na sequência, ao curta-metragem “Sentimentário”.

Trata-se de uma animação infantil com cinco minutos duração, baseada no texto apresentado anteriormente. A atividade propõe-se à capacitação de professores do Ensino Fundamental II para incentivar, em sala de aula, seus alunos na criação do próprio “Sentimentalizo”. Duração: 3 horas. Inscrições gratuitas através do e-mail: [email protected]

LANÇAMENTO DE LIVROS (AUTORES)

Álvaro Posselt, Ernesto de Oliveira Ferreira, Fernando Gimenez, Franciela Zamariam, Jean Carlo Barusso, Kaio Miotti, Luciana Leopoldino, Luiz Taques, Marco Fabiani, Maria Teresa Viola, Marta Chaves, Marco Fabiani, Maurício Arruda Mendonça, Miladi Cruciol Tobias Tsukuda, Moacyr Medri, Theodora Marques Ramos, Sergio Vale da Paixão, Uno Gumpa, Venâncio de Oliveira, Vilma Rezende e Vinicius Comoti.

JOVENS POETAS/ LONDRIX

Livro publicado pelo Londrix através de concurso literário: Alexandre Ken Rossini Murakami, Ana Clara Brustolin Szlachta, Ana Clara Sacchetto, André Furlan Rodolpho, Beatriz Vieira, Danilo Bronzatti Siqueira, Evelyn Gabrielly Barros Dias, Fernanda Saori Hatumura, Fernando Ulian Leme, Francisco Beraldo, Gabriel Nakagawa Adamszuke, Gabriel Oliveira Eugenio, Iris Castelani, Louise Bianchini Melo, Marina Heitzmann Hara, Marina Nemoto Hara, Pedro Henrique Campos Boeno, Sarah Santos Neves, Sofia Lopes e Suzana Maya Asai.

X MOSTRA LONDRIX/ VIDEOPOEMA

Exibição dos vídeos selecionados para a X Mostra LONDRIX/VideoPoema, durante o evento e no canal do YouTube do LONDRIX. A curadoria do evento recebeu 90 trabalhos inscritos, dos quais foram escolhidos 20 vídeos nas seguintes categorias: VideoPoema Declamado/ Recitado, VideoArte e Hip-Hop.

SERVIÇO

  • 17º Festival Literário de Londrina/LONDRIX, de 9 a 15 de maio. A maioria das atividades será realizada no Museu Histórico de Londrina/Padre Carlos Weiss (Rua Benjamim Constant, 900, acesso pela Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Urbano). Entrada franca;
  • A cerimônia de abertura acontecerá nesta segunda (09), às 19 horas. Na sequência, a programação será iniciada com o debate “Palavras em Ação”, com a participação do escritor Danilo Neiva, do ator Lucas Turino e do dramaturgo Luan Valero. Mediação da escritora Marina Stuchi;
  • Às 20 horas, haverá o lançamento do livro “Meu Amor é um Picles Passado”, do escritor Vinicius Comoti, radicado em Curitiba;
  • O Festival Literário de Londrina/LONDRIX é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), projeto nº 21.116. Realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA);
  • O evento conta com a parceria da Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de Londrina;
  • Direção do 17º Festival Literário de Londrina/LONDRIX: Chris Vianna;

 

Mais informações sobre a programação do 17º Festival Literário de Londrina/LONDRIX podem acessadas no seguinte link: https://londrixfestival.com.br/programacao/