Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Assistência Social abre vagas para curso profissionalizante

quarta, 18 de janeiro de 2012
Categoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social anunciou, no último dia 16, que estão abertas as inscrições para o Projeto Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (PROTEJO) que terá início dia 27 de fevereiro de 2012. Podem se inscrever, jovens de 15 a 24 anos que desejam se qualificar profissionalmente. O objetivo do projeto é ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade social via qualificação profissional e oportunizar o primeiro emprego.

O projeto prevê o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e educacionais que garantam a cidadania. Os participantes podem optar pelos cursos profissionalizantes que desejam fazer. Estão previstos cursos de manicure, construção civil ? azulejista, auxiliar de escritório/recepcionista, cozinheiro, confeiteiro, chapeiro, formação sociojurídica, segurança pública e sistema penal.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, é importante que a secretaria desenvolva programas como este, porque ?eles visam atender jovens em situação de vulnerabilidade social, resgatar a cidadania e incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, ajudam a prevenir a criminalidade?.

Além dos cursos profissionalizantes, os participantes terão disciplinas comuns a todos os cargos como, por exemplo, atividades psicossociais, aulas de português, matemática, saúde física, música, dança e teatro, educação ambiental e sustentabilidade, informática, iniciação profissional, debates sobre drogas e maneiras de prevenção e danos, violência e sobre autoestima e identidade.

As aulas serão ministradas quatro vezes na semana e terão duração de quatro horas. Os participantes podem optar por fazer o curso de manhã, à tarde ou à noite. Em todos os turnos, os jovens vão receber refeição, uniforme e material didático de graça e terão direito à bolsa auxílio de R$ 100,00 e transporte gratuito. O projeto está disponibilizando 200 vagas e o curso tem duração de 12 meses, o que totaliza 800 horas. Todos aqueles que completarem 75% da carga horária total do curso receberão certificado.

Os interessados em participar podem se inscrever no CRAS mais próximo de sua casa. Para se inscrever, é preciso ter em mãos o documento de identidade (RG) e preencher a ficha disponibilizada no local. A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (CISMEL).

Fonte: N.com