Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
As origens do macarrão

As origens do macarrão

segunda, 19 de abril de 2010
Um dos pratos mais práticos e conhecidos da culinária italiana é o macarrão. Apreciado por muitos, atualmente este prato pode ser feito com diversas receitas e encontrado nos mais diferentes restaurantes. No entanto, o que poucos sabem é que sua origem remonta até a 2.500 a.C., quando foram preparadas as primeiras massas derivadas de cereais. A receita mais próxima da que conhecemos hoje, teria chegado à Veneza pelas mãos de Marco Polo, que trouxe a novidade diretamente da China.
Apesar dessa versão da origem do macarrão ser a mais conhecida, antes de Marco Polo já havia registros de uma massa chamada de ?macaronis?. Essa palavra seria derivada do termo ?maccari?, verbo de um antigo dialeto da Sicília, que significava ?achatar?. A versão mais aceita pelos historiadores é de que o macarrão como conhecemos teria sua origem no mundo árabe, que exerceu grande influência sobre a península itálica no período que antecedeu a Renascença. O macarrão dos árabes era uma massa chamada de ?itrjia?, que passava por um processo de secagem para uma melhor conservação durante as longas travessias pelos desertos.
Com a introdução do molho de tomate na receita, por volta do século XVIII, os italianos tornaram-se os maiores consumidores e difusores do macarrão no mundo. A inclusão do molho de tomate na receita ainda mudou a forma de comer, pois até então não se usava o garfo nas refeições. Após a imigração de italianos para o Brasil no século XX, nós, brasileiros, aprendemos a apreciar este que é um dos pratos mais conhecidos mundialmente. Em Londrina, diversas casas especializadas na culinária italiana oferecem a tradicional macarronada.  Confira as opções em Gastronomia.
À noite, Londrina é uma festa! Aproveite as sugestões do Londrinatur