Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aprenda a prevenir o escurecimento dos dentes através de hábitos simples

Aprenda a prevenir o escurecimento dos dentes através de hábitos simples

terça, 16 de agosto de 2022
Categoria

Créditos: iStock

Entenda como sua dieta e seus hábitos cotidianos influenciam na coloração dos seus dentes

Muitas pessoas almejam ter um sorriso bem branquinho, digno de uma estrela de cinema. Apesar de a maioria enxergar apenas as questões estéticas, dentes brancos também são sinônimo de uma boa saúde bucal, pois seu aspecto amarelado pode indicar que há algo de errado com a higienização ou com a integridade da arcada dentária. De qualquer forma, o escurecimento dos dentes também é um processo natural que acontece ao longo do tempo, conforme o esmalte dentário vai se desgastando.

Dito isso, são vários os motivos que podem escurecer os dentes, desde problemas de saúde até maus hábitos. Por mais que seja um processo inevitável, é possível retardar esse desgaste do esmalte e garantir dentes mais claros por muito mais tempo ao adotar algumas medidas básicas de prevenção. Confira quais são as principais:

Pegue leve nos alimentos com corantes

Existe uma diversidade de alimentos que possuem corantes naturais ou artificiais, mas que promovem um efeito semelhante nos dentes: seus pigmentos penetram na superfície do dente e começam a causar manchas. É isso que acontece quando se consome muito café, vinho, açaí, refrigerantes, sucos industrializados, molho de tomate, catchup, shoyu, etc.

Tudo isso deve ser consumido com moderação, e, de preferência, os dentes precisam ser escovados logo após o consumo, para evitar que o corante impregne na superfície do dente.

Beba bastante água

Por mais óbvia que seja essa dica, é sempre importante reforçar, já que muitas pessoas bebem pouco ou praticamente nada de água ao longo do dia. A água é essencial para diversos processos do organismo e para a manutenção da saúde como um todo. Ela também desempenha um papel fundamental no funcionamento das glândulas salivares, que por sua vez promovem a limpeza natural da boca, diluindo resíduos e ácidos prejudiciais.

Sendo assim, a saliva previne o escurecimento dos dentes e a água promove a produção de saliva. O recomendado é que toda pessoa beba, pelo menos, dois litros de água diariamente.

Evite o tabagismo

Não é novidade para ninguém que o cigarro faz muito mal para a saúde, podendo causar inúmeras doenças e complicações ao longo do tempo. Suas substâncias são altamente nocivas para o organismo, e na cavidade oral não é diferente. Além das doenças, fumar também deixa os dentes amarelados em um ritmo muito mais rápido que qualquer outro hábito. A fumaça tóxica também pode alterar a estrutura das resinas utilizadas em obturações, o que leva a outros problemas.

No geral, fumar faz mal e não é recomendado para ninguém!

Vá ao dentista regularmente

As pessoas ainda têm o péssimo costume de procurar um profissional graduado na faculdade de odontologia somente quando estão com algum sintoma – hábito que precisa mudar com urgência. É muito importante ir ao dentista regularmente, com no máximo seis meses de diferença entre uma consulta e outra. As visitas preventivas ajudam o profissional a identificar qualquer problema em potencial e tratá-lo antes que cause complicações.

Os dentistas também podem tratar o problema das manchas nos dentes através de técnicas de clareamento, algo que só é possível realizar com ajuda profissional e produtos adequados. Não deixe de ir ao dentista!