Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Apesar da crise, setor de beleza natural aumenta faturamento

Apesar da crise, setor de beleza natural aumenta faturamento

segunda, 10 de maio de 2021
Categoria

Procura por cosméticos naturais aumentou consideravelmente entre 2020 e 2021, no Brasil

Crédito: istok (divulgação)

Após a declaração da pandemia de COVID-19 no Brasil, a população precisou passar por adaptações nos hábitos de higiene. O álcool em gel, por exemplo, é um dos produtos que mais foram procurados no ano de 2020 (inclusive, com o risco de faltar no mercado por um curto período), mas não só ele – vários produtos de higiene e cosméticos também se integraram no dia a dia do brasileiro em quarentena. Com o isolamento social para evitar o contágio do vírus, a preocupação com os cuidados pessoais aumentou, e isso fez com que muitas pessoas procurassem mais por produtos de beleza.

A maior tendência do segmento de cosméticos em 2020 e 2021 é, sem dúvidas, a beleza natural (cleanbeauty). A beleza natural nada mais é do que cosméticos produzidos sem testes em animais, com preocupação ecológica, princípios sustentáveis e consumo consciente. Para se ter uma noção, é esperado que o mercado mundial de beleza natural atinja 17 bilhões de libras (aproximadamente, R$ 127 bilhões) daqui a três anos, segundo dados do British Beauty Council. Já no Brasil esse mercado de produtos naturais alcança, aproximadamente, R$ 3 bilhões por ano, de acordo com a consultoria Grand View Research.

A preocupação com a beleza, aliada às causas sociais com foco no meio ambiente, é uma exigência dos consumidores e, consequentemente, se tornou um desafio para muitas empresas convencionais de cosméticos, que têm de repensar todo o produto – desde as fórmulas iniciais até os materiais utilizados para fabricar a embalagem final. Os consumidores esperam que os produtos naturais tenham os mesmos efeitos e o mesmo padrão de qualidade que os produtos artificiais. Os itens mais procurados pelos consumidores são cremes para a pele (principalmente, para o rosto, na rotina de skin care que também se tornou tendência, e para a redução de acne), suplementos para fortificar unhas e cabelo e também maquiagens que não danifiquem a pele com o uso frequente.

Muitas marcas já estão realizando uma ampla pesquisa de possibilidades para garantir que os cosméticos combinem a ciência com a preservação da natureza, sem prejudicar o meio ambiente e a saúde do consumidor. Este é o maior princípio dos produtos naturais, e você não se arrependerá de escolher cuidar da sua pele, do seu bem-estar e da vida do planeta.

Divulgação