Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ano novo, vida saudável: alimentos que aumentam a imunidade Ano novo, vida saudável: alimentos que aumentam a imunidade

Ano novo, vida saudável: alimentos que aumentam a imunidade

Friday, 03 de January de 2020
Categoria: noticia

Tendência durante pandemia; busca por reforço no sistema imunológico deve continuar em 2021

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, no fim do primeiro trimestre de 2020, os brasileiros se viram obrigados a retomar uma das mais lembradas – e não cumpridas – ‘promessas de Ano Novo’, feitas geralmente entre o período do Natal e do Réveillon: trazer para sua rotina diária hábitos mais saudáveis, com o objetivo de aumentar a imunidade e melhorar a qualidade de vida.

A doença, com impactos ainda desconhecidos pela comunidade médica, traz grandes malefícios para determinados grupos da sociedade, como pessoas idosas e com o sistema imunológico mais frágil, realidade que impôs uma nova reflexão a vários lares brasileiros. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 36% dos consumidores declararam ter inserido em suas mesas alimentos e bebidas que aumentam a imunidade corporal, independentemente de sua classe econômica.

“Em tempos como o que o mundo está vivendo, alimentos integrais, orgânicos, sem glúten ou sem açúcar são muito indicados para o fortalecimento do sistema imunológico. Castanhas, amêndoas, aveia, goji berry, chia e linhaça, por exemplo, são aliados nutritivos, ricos em fitosteróis, Vitaminas C e E, cujos benefícios vão desde o auxílio no metabolismo, ao gerar mais energia ao indivíduo, além de contribuir para um bom funcionamento intestinal”, explica a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos, Melissa Gomide Carpi.

O movimento pró-saúde também pode ser analisado pela interação dos usuários com a Internet. Segundo o Google Trends Brasil, a busca pela frase “como aumentar sua imunidade” cresceu 136% durante os meses de fevereiro e maio deste ano, e a tendência deve continuar em 2021.

De acordo com especialistas, três medidas são fundamentais para o aumento da imunidade em tempos de pandemia mundial: a realização de atividades físicas, um sono de qualidade e a mais importante de todas elas, uma alimentação que abarca todos os tipos de nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

Alimentação Balanceada

A adoção de práticas mais saudáveis na alimentação contribui para um organismo mais equilibrado e menos suscetível a doenças. A ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais, auxilia no fortalecimento da imunidade e ameniza os impactos de doenças como a covid-19 sob o sistema imunológico. Entre os principais alimentos para o aumento da imunidade, podem ser citados:

Goji Berry

Harmonizada com frutas, cereais e iogurtes, essa fruta de origem asiática possui forte poder antioxidante, além de conter vitaminas C e E. Apenas 100 gramas de Goji Berry contam com 50 vezes mais vitamina C do que em uma laranja, por exemplo. Tal nutriente é um importante alimento cujo maior benefício é o aumento da produção de glóbulos brancos e a elevação dos níveis de anticorpos, que evitam a proliferação de doenças.

Granolas

Presente no café da manhã de milhões de brasileiros, a granola é uma refeição perfeita para o início do dia, por conter ingredientes como aveia, Castanha do Pará e linhaça. Os grãos e cereais integrais fornecem fibras e auxiliam no trato intestinal, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes.

Outra vantagem do consumo da granola está relacionado às vitaminas do complexo B, presentes em sua composição. Essa substância participa da formação da bainha de mielina, a membrana que protege os neurônios e que permite a transmissão das mensagens entre eles. Esses micronutrientes são necessários para que o cérebro consiga utilizar a energia para realizar suas funções.

Chia e Linhaça

Aliadas da dieta, a chia e a linhaça são grãos indispensáveis para o cardápio de pessoas que buscam o fortalecimento do organismo. Se consumidos em conjunto, esses alimentos possuem alto valor nutricional e ajudam a diminuir a saciedade, já que absorvem água e retardam o surgimento da fome. A chia e a linhaça ainda diminuem a ocorrência de doenças cardiovasculares e do colesterol ruim, assim como melhoram o funcionamento do intestino e controlam os lipídeos sanguíneos, além de preservar os ácidos graxos (ômega 3 e 9).

Atividades físicas regulares

Caminhada, natação, ciclismo e musculação são os principais exercícios indicados por profissionais da saúde. Tais atividades físicas ajudam a diminuir o nível de gordura corporal, assim como auxiliam na prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares, além de amenizar os efeitos da ansiedade e da depressão.

Sono é seu aliado

Muitas vezes negligenciado pela rotina estressante levada nas grandes cidades, o sono também é fundamental para o aumento da imunidade em tempos de pandemia. Um corpo descansado e relaxado produz um número maior de anticorpos e diminui em 5 vezes a chance de uma pessoa contrair um resfriado, de acordo com estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Especialistas defendem que um descanso de sete a oito horas por noite é um grande aliado para o aumento da imunidade humana.

Divulgação

Sobre a Jasmine Alimentos – A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.