Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aminoácidos ajudam na perda de peso e na recuperação muscular

Aminoácidos ajudam na perda de peso e na recuperação muscular

segunda, 25 de junho de 2018
Categoria

Principal função é transformar a gordura e os carboidratos em fontes de energia

Os aminoácidos são micronutrientes que fazem parte do processo de formação de proteínas, componentes essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Um dos produtos mais famosos por frequentadores de academia é a L-carnitina, relacionada com a queima de gordura e o fornecimento de energia.

Esse componente é formado com a união dos aminoácidos metionina e lisina no fígado e nos rins. Ela fica estocada em diversos tecidos, como o muscular. Uma fonte rica desse nutriente são as carnes vermelhas, abacate e grãos de soja.

A principal função da L-carnitina é fazer com que a gordura e os carboidratos se transformem em fontes de energia para o organismo. Para isso, transporta os ácidos graxos para as mitocôndrias.

Aminoácidos ajudam na perda de peso e na recuperação muscular

Para que serve?

Esse nutriente não foi descoberto há pouco tempo. Os estudos sobre a substância são abrangentes e revelam que a L-carnitina está relacionada com a aceleração da queima de gordura e poupa as reservas de glicogênio muscular, o que se traduz em maior resistência durante os treinos de alta intensidade.

A partir da década de 1980, a suplementação também passou a ser recomendada para o tratamento de doenças associadas com o baixo nível desse tipo de aminoácido. Angina, infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, doenças renais, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e neuropatia diabética são as doenças nas quais a L-carnitina se mostrava útil no tratamento.

A L-carnitina também aumenta o fluxo de energia alcançado por meio do mecanismo Ciclo de Krebs. O resultado é uma maior efetividade na produção e na utilização do oxigênio, além de maior capacidade de realizar atividades físicas. Em resumo, o suplemento contribui com a recuperação muscular e com o fornecimento de energia para os treinos.

Como tomar

Estudos indicam que os benefícios são observados com uma dose entre 2g e 6g de L-carnitina por dia. Não existe restrição: a indicação dos especialistas é utilizá-la regularmente para atingir os objetivos propostos. Também não existe especificidade de horário para consumir o suplemento.

Antes de adquirir o suplemento e começar a tomar, consulte um nutricionista. Ele fará uma avaliação nutricional individual para saber a dose ideal para você e como incluir o nutriente de forma saudável e com uma alimentação balanceada. Só dessa forma é possível ter segurança e potencializar os resultados – seja perda de peso ou ganho de massa magra.

Fonte: Divulgação