Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Alunos do Fundamental visitaram cidades históricas de MG

Alunos do Fundamental visitaram cidades históricas de MG

quarta, 09 de maio de 2018
Categoria

No final de abril, os alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário realizaram uma viagem cultural pelas cidades históricas de Minas Gerais. Os estudantes passaram por São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Cordisburgo e Belo Horizonte. O estudo de meio foi muito positivo e trouxe novos aprendizados aos alunos.

O grupo iniciou a viagem por São João Del Rei, uma das cidades históricas mais tradicionais do país. O local é um antigo centro minerador e pioneiro no uso de estradas de ferro de Minas Gerais. Na primeira etapa do estudo de meio, eles visitaram igrejas, monumentos, templos, sinos, artes e artesanatos.

O segundo momento foi em Tiradentes, outro destino histórico do estado. Para finalizar o primeiro dia de viagem, o grupo de estudantes esteve em Congonhas, reduto de grandes obras do mestre do estilo Barroco, Aleijadinho.

Como seguimento do estudo de meio, os alunos foram à cidade mais antiga de Minas Gerais, Mariana. No município, participaram de um dos momentos mais legais da viagem. A turma visitou a “Mina de Ouro da Passagem”, que é uma das maiores do mundo aberta à visitação, por estar desativada desde 1985. No local, eles desceram de trole por 315 metros de trilhos até 120 metros de profundidade, para encontrarem com a água cristalina do lençol freático.

Ouro Preto completou o roteiro do segundo dia de viagem. Na cidade, os alunos observaram importantes casarões coloniais, que fazem parte do maior e mais homogêneo conjunto da arquitetura colonial portuguesa do mundo.

O terceiro dia de passeios teve Cordisburgo como palco. O grupo de estudantes conheceu a cidade de Guimarães Rosa e visitou a Gruta de Maquine. O espaço de 650 metros possui sete salões repleto de estalactites e estalagmites, formações rochosas com mais de 600 milhões de anos.

Para finalizar os três dias de estudo de meio, a turma do Colégio Universitário esteve na capital mineira. Em Belo Horizonte, os alunos conheceram os principais pontos turísticos: lagoa da Pampulha, Praça da Liberdade e o estádio do Mineirão.

O estudo de meio realizado em Minas Gerais agregou muito aos alunos e foi pensado justamente para trazer mais significado às aprendizagens de História e de Arte das turmas de 8º e 9º ano.

Fonte: Divulgação