Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prazo para o alistamento militar encerra em duas semanas

Prazo para o alistamento militar encerra em duas semanas

segunda, 17 de junho de 2019

Restam apenas duas semanas para encerrar o período de alistamento militar. Ele é obrigatório para os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos, em 2019. Por isso, todos os nascidos em 2001, precisam ficar atentos ao prazo, que está aberto desde janeiro deste ano e termina no dia 30 de junho. A expectativa é que 4.500 rapazes façam o cadastramento militar.

Segundo o secretário da Junta Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula, até o momento, 3.400 rapazes se cadastraram, porém ainda restam outros 1.100, já que, em média, por ano, 4.500 jovens realizam o alistamento militar. A recomendação da Junta Militar é que estes não deixem para se alistar na última hora, visto que, dependendo da grande quantidade de acessos ao site, o mesmo pode ficar congestionado.“Geralmente, nos últimos dois ou três dias de prazo, recebemos cerca de 200 alistamento diários. Nossa recomendação é que se faça o alistamento o quanto antes, porque, quando o sistema eletrônico recebe muitas inscrições, ao mesmo tempo, há um congestionamento e, às vezes, os jovens não conseguem confirmar o cadastro”, explicou.

Prazo para o alistamento militar encerra em duas semanas

Foto: Divulgação

Há 4 anos, o cadastro é realizado via internet, no endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, facilitando assim a efetivação da inscrição. Aqueles que não têm acesso à internet podem procurar a sede da Junta Militar (Terminal Rodoviário, sala 42, em frente à agência dos Correios), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, para efetivar o cadastro pessoalmente.

Na página da inscrição, o cidadão deve preencher as informações requisitadas, tendo em mãos o CPF, um e-mail e um número de telefone para contato. Isso porque, o governo não encaminhará correspondência via correio, pois todos os avisos e comunicados pós-alistamento serão encaminhados via mensagem de celular ou no endereço eletrônico informado.

O jovem não alistado fica sem documento militar, porque para tê-lo, ele precisa ser dispensado do serviço militar obrigatório, o que só ocorre depois que eles passam pelos exames médicos e pela entrevista, que ocorrem em setembro. Anualmente, a cerimônia de dispensa do serviço militar acontece em meados de outubro, no Ginásio Moringão. Ao todo, 160 jovens são selecionados, todos os anos, para o Tiro de Guerra de Londrina.

Eles iniciam os trabalhos no ano seguinte, quando ficam em treinamento de março a novembro. O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreende os encargos com a Defesa Nacional.

Fonte: Prefeitura de Londrina