Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid está suspenso a partir de 07 de setembro

Agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid está suspenso a partir de 07 de setembro

segunda, 06 de setembro de 2021

Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, informou hoje (6), que a Anvisa suspendeu o uso das vacinas recebidas nos últimos dias, inclusive, do lote que chegou em Londrina

Foto: Vivian Honorato – N.Com/PML

A Secretaria Municipal de Saúde, informou hoje (6), pela manhã, que o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid está suspenso a partir de 07 de setembro. Isto porque a Anvisa suspendeu o uso das vacinas recebidas nos últimos dias, inclusive, do lote que chegou em Londrina.

Foto: Vivian Honorato – N.Com/PML

“Com esta informação da Anvisa, que colocou em quarentena um grande lote do Butantan, a partir de terça-feira (07), estão suspensas as agendas de primeira dose”, informou o secretário de Saúde, Felippe Machado, em entrevista coletiva à imprensa. “De forma preventiva e para evitar transtornos nos pontos de vacinação, retornamos os cadastros para o agendamento, que será liberado assim que novos lotes de vacina cheguem em Londrina”, completou.

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a aplicação de primeira dose programada para esta segunda-feira (06), está mantida. Já quem deveria tomar a primeira dose de terça em diante, deverá remarcar.  Ao todo, 4.367 agendamentos foram cancelados pela Prefeitura por falta de doses. “Os pacientes serão avisados através de mensagem de texto. Aproximadamente 5 mil pessoas haviam agendado até o final de semana”, destacou.

Desde sexta-feira (4), a Prefeitura estava agendando a vacinação para jovens com 21 anos ou mais. Na oportunidade, foram liberados para a agenda, 6.368 nesta faixa etária, além de outros 5.138 cadastros de pessoas com 22 a 59 anos de idade, que fizeram seus registros após a validação de sua faixa etária. Ao todo, 11.506 cadastros haviam sido liberados para agendar o dia e local de vacinação contra a Covid-19.

Foto: Vivian Honorato – N.Com/PML

Machado  informou também que a segunda dose terá aplicação normal nesta semana. “Em relação a segunda dose, nada muda, as agendas estão abertas e as salas de vacinação funcionam normalmente . Quem agendou até sexta-feira, podem comparecer normalmente”, disse o secretário.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, acompanhou a coletiva do secretário de Saúde.

Lote Coronavac

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que recebeu 187.800 doses da Coronavac neste sábado (4). O outro lote (202108112H), com 338.200 doses da Coronavac (em parceria com a farmacêutica Sinovac), que estava previsto para chegar hoje ao Paraná, retornou para São Paulo, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a verificação da carga em razão da mudança no processo fabril do imunizante no Instituto Butantan.

Da mesma forma, o Estado já havia recebido um lote (L 202106038) de 3.200 doses da Coronavac pelo Ministério da Saúde, que também foram envasadas neste mesmo procedimento pelo Butantan, e que foram descentralizadas para as Regionais de Saúde nos dias 28 de julho e 13 de agosto. A Sesa aguarda orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde, reforçando que não há motivo para alarmismo e que as vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan são seguras e eficazes contra o coronavírus.

Fonte: N.Com