Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aeroclube apresenta novo simulador cedido pela Unopar Aeroclube apresenta novo simulador cedido pela Unopar

Aeroclube apresenta novo simulador cedido pela Unopar

Monday, 08 de August de 2011
Categoria:

O Aeroclube de Londrina apresentou o novo simulador de vôo Glass Cockpit AATD (Advanced Aviation Training Device), cedido em regime de comodato pela Unopar. O equipamento está instalado em uma sala especialmente adaptada, que recebeu o nome do professor Marco Antonio Laffranchi, presidente da Unopar.

O simulador de última geração e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permite o treinamento de vôo por instrumento (IFR) em quatro modelos de aeronaves (multi e monomotor).

Cada 25 horas no equipamento abatem 20 horas de vôo das 115 horas exigidas para a carteira de piloto comercial. Um dos benefícios do simulador é baratear os custos do curso: enquanto cada hora de vôo num avião Corisco custa, atualmente, R$ 470, a hora no simulador sai por R$ 110.

?Com o simulador, o Aeroclube de Londrina passa a oferecer o melhor em qualidade de ensino, estamos à frente em tudo que se fale sobre escola de aviação. Essa parceria com a Unopar une a nossa prática e experiência com a teoria do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade, um casamento perfeito?, destaca o presidente do Aeroclube, Antonio Francisco Magnani.

O presidente da Unopar, professor Marco Antonio Laffranchi, agradeceu a homenagem e destacou a importância do Aeroclube para Londrina: ?É uma obrigação nossa colaborar, precisamos pensar no futuro e fortalecer as coisas que temos de melhor?.

Treinamento

Fabricado no Rio Grande do Sul, o simulador permite que comandante e co-piloto testem suas habilidades para enfrentar todo tipo de condição atmosférica, desde chuvas, tempestades com ventos e granizo, vôos noturnos e até mesmo panes de emergência na aeronave.

Uma das vantagens do equipamento é que a instrução pode ocorrer independente das reais condições atmosféricas: de acordo com informações do Aeroclube, o mau tempo impediu muitos vôos de treinamento nos dois primeiros meses deste ano.

Para o coronel Humberto Sérgio Cavalcante Marcolino, professor de Navegação Aérea e vice-presidente do Aeroclube, a parceria com a Unopar é ?tem tudo de bom para dar certo?. Para ele, o Brasil vive um momento muito importante na aviação. ?Precisamos melhorar a infra-estrutura para os eventos com a Copa do Mundo e Olimpíadas, mas não adiantam apenas termos bons aeroportos. O material humano também é muito importante, precisamos de bons pilotos. Com o novo simulador, podemos capacitar melhor nossos recursos humanos?, destacou.

Ciências Aeronáuticas

A Unopar comprou recentemente dois simuladores de vôo; um foi cedido ao Aeroclube e o outro está sendo utilizado pelos alunos do curso de Ciências da Aeronáutica. No Paraná, apenas duas universidades oferecem o curso e a Unopar é uma delas. Segundo a coordenadora Vivien Aparecida Corazza da Costa, o curso da Unopar recebe alunos de todo o Brasil. Reconhecido pelo Ministério da Educação e pela Agência Nacional de Aviação Civil ? ANAC, ele forma pilotos para atuar em várias áreas da aviação civil, executiva e comercial.

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

Unopar Fone: 3371-7700 E-Mail: [email protected] Website: http://www.unopar.br