Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Acordo de cooperação prevê a instalação do ILS no aeroporto

Acordo de cooperação prevê a instalação do ILS no aeroporto

terça, 04 de janeiro de 2011

O prefeito Barbosa Neto recebeu em seu gabinete o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, para a assinatura do acordo de cooperação entre a empresa aérea e a administração municipal para adequação e modernização do aeroporto.

A principal melhoria é a instalação do ILS, equipamento utilizado para orientar o pouso e decolagem de aviões mesmo em condições climáticas adversas.

Além disso, o documento prevê a ampliação em 600 metros da pista, alongamento da pista de taxiamento, torres de iluminação, implantação de estação meteorológica de primeira linha, assim como outros componentes complementares, garantindo maior operacionalidade para os usuários do transporte aéreo.

A contrapartida do município será a regularização documental do aeroporto, ação que não era tomada há 30 anos, desapropriação e doação de 265 mil m² em terrenos para a União e remoção de alguns obstáculos na área, como a derrubada de árvores e da caixa d’ água, além da desativação do lixão do Limoeiro.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara, o ILS resolve muitos problemas no aeroporto. “Muitas pessoas deixaram de viajar por causa do clima desfavorável. Se esse aparelho tivesse sido instalado na cidade em 2009 e 2010, mais de 90% dos fechamentos teriam sido evitados”, afirmou.

Takahara observou que o equipamento atende o projeto de adequação da crescente demanda do aeroporto. “Pesquisas apontam que o crescimento do número de passageiros usuários foi de 28% entre 2009 e o ano passado. Com essas providências, o aeroporto de Londrina ficará dimensionado para o fluxo de movimento dos próximos anos.”

O ILS deverá ser instalado no Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, em no máximo 60 meses (cinco anos)

Fonte: N. Com. PML

Mais detalhes:

Aeroporto de Londrina Localiza-se à Rua Tenente João Maurício de Medeiros, 300