Museu Histórico recebe 4ª Festa das Nações Lusófonas no domingo
No domingo (25), o Museu Histórico de Londrina irá sediar a 4ª Festa das Nações...
No dia 24 de fevereiro, às 10 horas, o Museu Histórico de Londrina receberá a doação do acervo do Foto Toyo, pertencente à família Tokairin. O acervo é composto por 24.934 fotos preto e brancas, 861 fotos coloridas, 10.667 copiões preto e brancos e 236 copiões coloridos. Também são 12 negativos, 20.242 cromos, 1.043 slides, 14 posteres coloridos, 12 quadros e 193.106 negativos. São fotos de estúdio, publicidades, retratos, formaturas e casamentos, paisagens urbanas e rurais, aniversários e eventos religiosos, além de móveis, objetos e documentos, tudo inventariado pela equipe do Museu.
Histórico
Tudo começou com a chegada de Toru Tokairin na década de 30, fugindo da grande depressão econômica no Japão. Passou pela Amazônia e Pará onde trabalhou no plantio de juta. Chegou ao Paraná, em 1938, estabelecendo-se em Rolândia, onde abriu seu primeiro negócio, o Foto Sakura. Casou-se com Fussae, teve cinco filhos, todos nascidos em Rolândia: Massumi, Antonio Hajimu, Tetsuya, Harto e Mario Massaru. Em 1949, a família Tokairin mudou-se para São Vicente, estado de São Paulo, onde Toru aperfeiçoou-se em fotografia no Foto Moderno, e na ocasião, reabriu o Foto Sakura no litoral de São Paulo, onde trabalhou como especialista em fotografias de casamentos e lembranças. Em 1951, já em Londrina, abriu o Foto Oriental, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 529. Em 1954, abriu o Foto Toyo, como filial, localizado na Avenida Paraná, 354, 1º andar, Edifício Salim Sahão. Especializou-se em fotos 3×4, fotografias para documentos, retratos e eventos, principalmente em casamentos e formaturas.
Massumi começou a fotografar em 1954, e mais tarde, Tetsuya também segue os passos do pai no Foto Toyo. No início dos anos 1960, Massumi vai para São Paulo aperfeiçoar-se em fotografia, trabalhando no Foto Takayama que tinha matriz no Largo 7 de Setembro com filial na Avenida da Liberdade ondr permaneceu por uns 2 a 3 anos. Retornando a Londrina, casa-se com sua antiga namorada Elminha Kasumi Tsukuda em 09 de Janeiro de 1965, tendo três filhas: Cintia Yuri, Tania Yumi e Nice Akemi. Massumi realizou muitos trabalhos para agências publicitárias, muitas delas, pela Engenho Propaganda, entre os anos de 1970 e 1990. Atuou como fotógrafo em campanhas publicitárias de empresas de Londrina e região, e também em outros estados do Brasil, em áreas diversas, como: movelaria, vestuário, agronegócio, construção civil, alimentos, sem deixar de lado as fotos para casamentos, formaturas e eventos. Segundo sua filha Nice, uma das características marcantes do pai era de ele estar sempre com a máquina fotográfica, em todos os momentos, no trabalho, em família, em momentos solitários. Apaixonado pela fotografia, Massumi era muito detalhista e cuidadoso com a qualidade da foto, sendo muito reconhecido pelos seus colegas de profissão pelo seu talento e conhecimento em iluminação. Estava sempre interessado em aperfeiçoar seus conhecimentos em técnicas e equipamentos fotográficos que garantissem uma foto de qualidade. Após o falecimento do pai Toru em março de 1998, e do irmão Tetsuya em dezembro de 2002, Massumi manteve-se em atividade no Foto Toyo até o ano de seu falecimento, em abril de 2005.
O evento é aberto ao público. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária)
Fonte: Divulgação